Eduardo Braga pede à população que redobre cuidados para evitar a terceira onda da pandemia

Senador lembrou que o Amazonas entrou na fase laranja, o que representa risco moderado para a transmissão do vírus

Foto: Divulgação

Membro titular da CPI da Pandemia, o senador Eduardo Braga (MDB/AM), reforçou, nesta semana, a necessidade de a população redobrar os cuidados para evitar a possibilidade de terceira onda da Covid-19. Além do uso permanente de máscaras e do álcool em gel, ele alertou para que sejam evitadas aglomerações.

A preocupação do senador Eduardo se intensificou na semana em que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu em público a possibilidade da terceira onda da pandemia no País. “O Amazonas entrou na fase laranja, que representa risco moderado de transmissão da doença. Mais do que nunca precisamos redobrar todos os cuidados”, destacou.

O Estado acumula quase 13 mil mortes em virtude da Covid-19. Sete delas foram registradas nas últimas 24 horas, informou a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Na quarta-feira (26/05), a instituição contabilizou mais 600 novas pessoas infectadas, levando o Estado a 383.980 casos confirmados. A doença já matou mais de 452 mil pessoas no país.

Braga lembrou que, com a possibilidade de interdição das BR-174 e 319 em decorrência da cheia dos rios no Amazonas, o transporte terrestre de insumos até a rede de saúde pública, como o oxigênio medicinal, ficará prejudicado nesse período. Ele lamentou que o governo estadual ainda não tenha apresentado um plano para enfrentar essa situação a médio, curto e longo prazos.

O parlamentar defendeu a urgente implantação de barreiras sanitárias em portos, aeroportos e estradas do Amazonas, assim como a elaboração de um plano de contingência dos governos federal e estadual para o enfrentamento da terceira onda da doença. “Portanto, precisamos fazer a nossa parte de forma redobrada a partir de agora. Vamos nos unir e evitar que essa doença, que é mortal, avance no nosso Estado”.

Vacinação

Segundo Eduardo, é preciso dar celeridade ao Programa Nacional de Vacinação (PNI) no Amazonas. Até o início desta semana, de acordo com o Governo do Estado, mais de 1,1 milhão de amazonenses foram vacinados, o equivalente a 17% da população. Em Manaus, 653.864 pessoas já receberam as duas doses de imunizantes.

Para Braga, falta um plano mais eficiente para atingir um maior número de pessoas vacinadas, principalmente no interior. “Menos de 18% da população amazonense recebeu a vacina até hoje. O governo precisa agir com urgência para salvar vidas. Nosso povo precisa de vacina. Não podemos aceitar essa lentidão”, cobrou o senador do MDB.

Assessoria de Imprensa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.