Eduardo Braga atuou junto ao DNIT para que porto de Parintins não fosse interditado novamente

Porto de Parintins - Foto: Divulgação

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) impediu na primeira quinzena de maio que o porto de Parintins fosse totalmente interditado de novo e prejudicasse a população do município, que já havia sofrido no ano passado com a suspensão do tráfego de caminhões e cargas por 6 meses, durante a substituição da chapa do fundo e das laterais do cais flutuante.

Segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) do Amazonas, Luciano Moreira de Sousa Filho, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) chegou a cogitar uma nova interdição ao exigir uma nova recomposição do pavimento asfáltico do cais flutuante. Mas com a intervenção do senador junto ao DNIT, a obra foi realizada em tempo recorde: 2 semanas, em meio ao controle de tráfego no porto.

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“No nosso estado, teve recentemente o porto de Parintins interditado por um relatório da ANTAQ, que queria fechar o porto para o tráfego de caminhão às vésperas do Festival de Parintins. Se não houvesse uma interferência da diretoria Aquaviária junto ao DNIT no Amazonas, para que pudéssemos desinterditar o porto e tomássemos as providências”, destacou o senador durante recente sabatina do novo titular da diretoria Aquaviária do DNIT, Erick Moura de Medeiros.

Novas obras estão previstas para o porto de Parintins. Será necessária a substituição dos flutuantes intermediários de apoio à ponte de acesso ao cais flutuante. A expectativa é de que isso ocorra só segundo semestre do ano, após o Festival Folclórico de Parintins, entre 30 de junho e 2 de julho.

Desta vez, a ideia é fabricar os novos flutuantes intermediários para substituir os antigos em uma operação relâmpago, de forma a reduzir ao máximo a nova interdição do porto.

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