DIA DO ESTUDANTE: Com foco no vestibular, jovens adotam rotina similar a de atletas de alta performance

Ana Luísa Braga de Almeida - Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (11), é comemorado o Dia do Estudante, data que homenageia aqueles que dedicam parte de seu tempo aos estudos, inclusive aqueles que sonham em cursar a universidade. Para garantir a aprovação, muitos estudantes passam a ter um treinamento digno de atletas de alta performance, em que precisam de foco, motivação e empenho para alcançar o objetivo.

Esse esforço será dedicado aos treinos, assim como uma ginasta olímpica se prepara horas por dia para ser capaz de realizar movimentos perfeitos no tablado. Nos vestibulares, o aluno tem, em média, três minutos para solucionar cada questão e, para vencer esse tempo, é preciso muito treino. Quanto mais ele se acostumar a responder as questões, mais preparado estará no dia da prova.

Para Ana Luísa Braga de Almeida, 18 anos, que passou três anos estudando no Vetor Centro de Estudos, focada na aprovação em Odontologia, na Universidade de São Paulo (USP), o objetivo sempre foi o de estudar na melhor instituição do curso escolhido.

“Foi uma jornada bem intensa, com muitos altos e baixos, cometi milhares de erros, frustrei-me, mas sempre recomecei porque sabia o meu objetivo”, comenta a jovem, que atualmente estuda na USP e também foi aprovada em Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Durante a preparação para o vestibular, um dos maiores desafios era conciliar a escola e o cursinho. Ana Luísa lembra que era fundamental manter as notas, acompanhar as aulas, além de aprender e memorizar o conteúdo no Vetor, acompanhar listas e o desempenho nos simulados, e daí saber o que realmente se aprendeu, o que precisava estudar novamente.

“Nesse período, eu costumava estudar de 3h a 4h por dia, mas quando acabei o Ensino Médio e fiquei só com o cursinho, cheguei a estudar 6h por dia”, revela Ana Luísa que, além dos hábitos de estudos, para ganhar disposição, passou a incluir exercícios físicos e técnicas de relaxamento na rotina.

Aluna do Vetor há um ano, Gabriela Crescêncio, de 17 anos, revela que a organização e descanso foram essenciais para ajudar no desempenho nas provas. “Durante a pandemia, conclui o Ensino Médio, mas tive que continuar a estudar sem férias, pois os vestibulares estavam atrasados, e isso afetou meu psicológico”, revela.

Gabriela Crescêncio – Foto: Divulgação

Organizar os horários e ter disciplina na preparação garantiu a Gabriela aprovação em Arquitetura, na USP, e Medicina na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ela ainda aguarda o resultado do Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Ufam, previsto para sair ainda este mês.

Alimentação saudável e hidratação também são algumas estratégias ensinadas no Vetor para garantir disposição e concentração antes e durante a prova. Assim como um atleta precisa de um treinador, neste caso, a equipe pedagógica do cursinho é fundamental para ajudar o aluno a ter estratégias, estudar de forma orientada e de acordo com o perfil da prova que irá realizar. Da mesma forma que os times de futebol analisam seus amistosos, o vestibulando deve analisar seus simulados para ter autoconhecimento e melhorar sua performance.

Para ajudar os seus alunos que buscam aprovação, o Vetor Centro de Estudos também oferece com exclusividade em Manaus o Método Leal, uma técnica de estudos que já aprovou mais de 20 mil jovens em todo Brasil.

Fundamentado em três pilares: autoeficácia, neurociência e bem-estar, o método é comprovado cientificamente e o primeiro passo é fazer com que os alunos acreditem e confiem em si mesmos.

“Isso é feito com base em ciência, não com base num papo motivacional vazio, é preciso estabelecer pequenas metas, e cumpri-las. Eles precisam perceber que o esforço deles gera resultado e isso aumenta o engajamento com a rotina”, explicou a educadora Fernanda Leal, criadora do método.

Ela conta que, posteriormente, os alunos entendem como o cérebro aprende e como as memórias se consolidam para que possam fazer planejamento na rotina e escolher as melhores estratégias para estudar. “Quando e de que fazer resumo, quando resolver questões, de que forma corrigir, tudo é feito com base em estratégias”, afirmou.

Além disso, segundo Fernanda, o bem-estar também é “uma grande vantagem estratégica”.“Quando você está bem, quando você está emocionalmente saudável, quando você está mais preparado emocionalmente, você consegue performar o seu melhor”, disse a especialista, que estará em Manaus, no dia 30 de agosto, palestrando sobre como aumentar o número de acertos nas provas, com exclusividade para os alunos do Vetor.

Por Olívia Almeida | Três Comunicação e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.