Estudantes da zona Norte participam de projeto “Cenários da Natureza”

A iniciativa oferece aos estudantes do ensino médio uma oficina gratuita de teatro ecológico, com foco nas narrativas dos povos originários da Amazônia

Foto: Divulgação

O projeto “Cenários da Natureza: Teatro, ecologia e sabedoria dos povos originários para a juventude” leva o encanto do teatro ecológico para os jovens do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dariana Côrrea Lopes,localizado no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus. Idealizado pelo ator e professor de teatro Antônio Rogério dos Santos, a iniciativa oferece aos estudantes do ensino médio uma oficina gratuita de teatro ecológico, com foco nas narrativas dos povos originários da Amazônia.

Através de jogos, dinâmicas e exercícios teatrais, os participantes são incentivados a desenvolverem sua criatividade, expressarem seus sentimentos e reflexões sobre o meio ambiente e a cultura indígena. A imersão nas histórias e tradições dos povos originários promove o respeito à natureza e à diversidade cultural, além de despertar a consciência ambiental e o senso de responsabilidade social nos jovens.

Foto: Divulgação

De acordo com o idealizador do projeto, a atividade nasce da necessidade em dar continuidade a uma pesquisa que vem se desenvolvendo desde 2013, denominado teatro ecológico.

“Hoje eu já não acho assim tão lógico, e sim sensível, então, o chamo de   teatro ecosensível, um teatro capaz de sensibilizar as pessoas a partir do ato do fazer teatral. E isso, nos remete a entender uma sensibilidade dentro do cenário, dentro do figurino, uma sensibilidade no texto, uma sensibilidade da pessoa do ator”, enfatizou o ator.

A oficina, originalmente programada para acontecer de 18 à 24 de março, teve sua duração ampliada devido à grande procura. Agora, os jovens podem participar das atividades até o dia 1º de julho, explorando o rico universo do teatro ecológico e conectando-se com a sabedoria ancestral dos povos originários da Amazônia.

A oficina “Cenários da Natureza” se configura como um espaço de aprendizado e troca de experiências, onde os jovens podem se conectar com a natureza, a cultura e a arte de forma lúdica e inspiradora. Através do teatro ecológico, os participantes são incentivados a se tornarem agentes de mudança, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e harmonioso.

O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no edital da Manauscult, do programa Concultura.

SERVIÇO

  • O quê: Oficina de teatro ecológico “Cenários da Natureza”
  • Onde: Centro de Educação de Tempo Integral Dariana Correia Lopes – Conjunto Habitacional Viver Melhor
  • Quando: 18 de março a 1º de julho
  • Horário: 12h às 13h
  • Inscrição: Gratuita

Por Karine Pantoja

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.