Dez mil pessoas participam de manifestação pelo voto impresso em Manaus

Coronel Alfredo Menezes (Patriota), esclareceu que o evento foi pacífico e a favor do voto impresso auditável - Foto: Danilo Amorim

Munidos de faixas e cartazes, em torno de dez mil pessoas participaram, na tarde deste domingo, 01/08, da manifestação que tinha o objetivo de pedir o voto impresso auditável nas próximas eleições. O ato iniciou com uma carreata, onde apoiadores e correligionários do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) saíram da avenida das Torres, zona norte, em direção ao Complexo Turístico Ponta Negra, zona oeste de Manaus. A manifestação é nacional e ocorreu em várias cidades brasileiras.

O principal apoiador de Bolsonaro no Amazonas, coronel Alfredo Menezes (Patriota), esclareceu que o evento foi pacífico e a favor do voto impresso auditável. Ele afirmou que o movimento não pede o fim do voto eletrônico como andam afirmando com “fake news”.

“Queremos deixar bem claro que a contagem eletrônica continua igual, pois o que queremos é que ao lado do voto eletrônico seja colocada uma urna e uma impressora para que o eleitor tenha a certeza e a transparência de que aquele candidato que ele votou esteja lá e seja computado o voto dele. Essa é a proposta do governo federal”, informou.

Na última live realizada pelo presidente Bolsonaro, quinta-feira passada, Bolsonaro apresentou inúmeros indícios que as urnas eletrônicas podem ser fraudadas até com uma certa facilidade, por isso, ser imperioso a possibilidade da auditagem.

Em live, presidente Bolsonaro alerta sobre o risco de fraude nas urnas eletrônicas

Direita unida pelo voto auditável

Romero Reis (sem partido), Chico Preto (sem partido) e o capitão Alberto Neto (Republicanos); – Foto: Divulgação

O Movimento Direita Amazonas reuniu os principais políticos do estado, que apóiam a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 135/2019 da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), integrante da base governista, que defende a instituição do voto auditável.

Participaram da carreata, que saiu da Avenida das Torres e percorreu as principais vias de Manaus, o empresário e político Romero Reis (sem partido); o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos); Chico Preto (sem partido). Cerca de 3 mil pessoas marcaram presença no evento, pedindo a impressão de um documento em papel, comprovando os candidatos escolhidos na votação na urna eletrônica. O referido documento seria utilizado numa recontagem de votos, caso um dos participantes entrasse com requerimento neste sentido.

Munidos da bandeira brasileira, os integrantes da carreata pediram apoio da população amazonense. A PEC, que deverá ser votada esta semana é rechaçada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Supremo Tribunal Federal (STF) sob o argumento de que o sistema eletrônico de votação brasileiro não é vulnerável, não tendo sido identificada nenhuma fraude eleitoral desde a adoção das urnas eletrônicas em substituição ao voto em papel.

O empresário Romero Reis pediu a união como forma de defender o direito da população de conferir se a votação popular foi respeitada. “Nossa manifestação pacífica foi por uma forma de checagem. Atualmente, se um hacker invadir o sistema do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e alterar o quantitativo de votos válidos de um candidato para outro, não temos como saber e comprovar a adulteração”, posici onou-se o empresário.

Romero Reis celebrou na carreata o fato de estar crescendo em número de seguidores e de apoiadores, que enxergam no político o protagonista da mudança, fazendo um contraponto com os desgastados políticos tradicionais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.