Detran Amazonas alerta os pais na contratação do serviço de transporte escolar

Caso seja constatada alguma irregularidade, os pais devem procurar os órgãos reguladores de trânsito

Foto: Arquivo | Detran-AM

Antes de contratar um serviço de condução escolar, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) orienta os pais a verificar se a empresa é devidamente credenciada e se os serviços oferecidos possuem a segurança necessária às crianças.

Equipamentos de segurança corretos, motorista devidamente capacitado e um monitor para cuidar dos alunos, são cuidados fundamentais que os responsáveis precisam se atentar neste período de volta às aulas. Caso seja constatada alguma irregularidade, os pais devem procurar o Detran-AM ou o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

“É importante que o motorista tenha a categoria ‘D’ na sua CNH, além do curso de especialização para condutor de transporte escolar, ofertado pelo órgão.”, destacou a técnica da gerência de educação do Detran-AM, Delnandina Monteiro.

FOTOS: Isaque Ramos/Detran-AM

Durante o ano, o Detran-AM oferta cursos especializados para os interessados em ser motorista de condução e monitor de transporte escolar. Vale ressaltar que a renovação desses cursos obrigatoriamente deve ser feita a cada cinco anos. Em 2022, foram cerca de 300 capacitações em todo o estado.

Ainda neste mês de janeiro, o Governo do Amazonas, por meio do Detran-AM, ofertará 100 vagas para o curso de monitor de transporte escolar, na capital.

Foto: Isaque Ramos/Detran-AM

Lei e Fiscalização

De acordo com a Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para crianças de zero a um ano de idade, é obrigatório o uso do bebê conforto; de um a quatro anos a cadeirinha se torna obrigatória; de quatro a sete, assento de elevação; de sete a dez anos o cinto de segurança. Mesmo que a criança tenha atingido a idade de dez anos e ainda não possui a estatura de 1,45cm, devem sempre se sentar no banco de trás.

Em fiscalizações, o Detran-AM é responsável por analisar o estado de conservação do veículo, se ele está com todos os equipamentos de segurança e com a lotação excedida ou não. O IMMU atua no perímetro urbano e no credenciamento dos veículos.

A técnica da divisão comercial do IMMU, Elka Assayag, ressaltou a importância de o condutor ter seu veículo regularizado perante o órgão. “O transporte escolar deve estar regularizado perante o IMMU e seguindo as normas de segurança obrigatórias. Orientamos também, os permissionários que se regularizem para que possam exercer sua função sem qualquer ocorrência”, completou Elka.

Foto: Isaque Ramos/Detran-AM

Campanha volta às aulas

Com campanhas de conscientização, o Detran Amazonas reforça todo ano aos cidadãos sobre um trânsito mais seguro e responsável. Pensando nisso, em 2023 será lançada a campanha “Detran Play (O start na volta às aulas com segurança)”.

A iniciativa tem como objetivo especificar aos pais, responsáveis e alunos das escolas públicas e particulares sobre as leis de trânsito, bem como, a sinalização e os cuidados na via pública.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.