Deputado Adjuto Afonso entrega Diploma “Mulher Cidadã Amazonense” para diretora do HPS 28 de Agosto

A enfermeira Júlia Marques, gestora da unidade, foi uma das homenageadas pelo parlamento nesta quarta-feira, em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Deputado Adjuto Afonso e a enfermeira Júlia Marques, diretora do HPS 28 de Agosto

A diretora do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, Júlia Marques, foi uma das homenageadas neste Dia Internacional da Mulher, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ela recebeu o Diploma “Mulher Cidadã Amazonense”, a partir de uma indicação do deputado Adjuto Afonso (União Brasil), em solenidade que reuniu um time de mulheres que se destacam em trabalhos diversificados junto à sociedade.

O parlamentar justificou a indicação por ter conhecimento do trabalho da gestora à frente de um hospital classificado como maior unidade na linha de frente do enfrentamento ao Covid-19. “Com certeza foi um dos maiores desafios da diretora e de outros profissionais também da área da saúde. A enfermeira Júlia representa aqui, hoje, as mulheres que atuaram na linha de frente dessa pandemia. Mas tenho conhecimento também de outros destaques dela na unidade, e considero muito justa essa homenagem”, disse o deputado.

“Hoje é um dia de reflexão. Um dia em que a gente externa com mais carinho, mais amor, com mais força, e que a gente se fortalece. As mulheres têm que lutar muito mais do que os homens para poder ter o seu espaço. Eu, como diretora do 28 de Agosto, que por muitos anos foi administrado por homens, fico feliz com essa homenagem e esse reconhecimento do deputado Adjuto Afonso e do parlamento de forma geral. A gente mostra a nossa força em todos os setores, mas na saúde, principalmente, porque trabalhamos diretamente para salvar vidas” disse a diretora.

Na gestão atual, o HPS 28 de Agosto, unidade especializada em atendimento de urgência e emergência em áreas diversas, totalizou 7.216 mil procedimentos cirúrgicos no ano de 2022. O hospital também vem se destacando como case de sucesso do Projeto Lean nas Emergências, do Hospital Sírio-Libanês, que reduziu o tempo de permanência do paciente e taxa de ocupação. O projeto foi implementado em 2020 pelo governo do Amazonas, na gestão do governador Wilson Lima (União Brasil), em parceria com o hospital paulista e o Ministério da Saúde, para pôr fim às macas em corredores de unidade hospitalar, além de agilizar o atendimento na urgência e emergência.

Júlia Marques é formada em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e completa neste mês de março 25 anos de graduação. É pós-graduada em Administração Hospitalar, pela Fundação Getúlio Vargas; em Gestão das Clínicas do SUS, pelo Hospital Sirio Libanes; e, atualmente, faz mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Estado do Amazonas (UEA). Já atuou em Eurinepé, depois no Hospital Cecon e Beneficente Portuguesa. Em 2004, assumiu a direção do SPA Eliameme Mady, até 2017. Em seguida, assumiu o Hospital e Pronto Socorro da Criança da Zona Oeste, permanecendo até agosto de 2020. A partir daí assumiu o HPS 28 de Agosto onde permanece até os dias atuais.

O Diploma “Mulher Cidadã Amazonense” é destinado a agraciar mulheres que no Estado do Amazonas, contribuam para o pleno exercício da cidadania, em razão de seus relevantes serviços prestados à sociedade. A iniciativa da homenagem foi da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso (CMFI), instituída pela Resolução Legislativa 831, de 15 de dezembro de 2021, presidida pela deputada Alessandra Campêlo (PSC).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.