Dallagnol: ‘Cassação é vingança do sistema’

Ex-procurador afirmou que poderosos caçam quem combateu a corrupção no Brasil

O ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol participou do programa Oeste Sem Filtro - Foto: Reprodução | Revista Oeste

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) — em uma ação movida pelo PT e outros partidos de esquerda — foi amplamente critica por juristas e autoridades. Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello afirmou ter ficado perplexo com o resultado, além de classificar a decisão como “à margem da ordem jurídica”.

Durante a leitura do parecer, o magistrado Benedito Gonçalves, relator do caso, argumentou que Dallagnol tentou burlar a Justiça, ao deixar o Ministério Público durante o período em que, segundo Gonçalves, respondia a ações que poderiam se transformar em processos administrativos e que poderiam resultar em condenação, transformando-o em “ficha suja”. “Manobra para driblar a inelegibilidade”, afirmou.

Deltan Dallagnol perdeu o mandato de deputado federal em julgamento que, na prática, durou pouco mais de um minuto. Além de Gonçalves e do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, a sessão que julgou o caso de Dallagnol contou com as presenças dos ministros Cármen Lúcia, Raul Araújo Filho, Sérgio Banhos, Carlos Horbach e Nunes Marques.

Em entrevista exclusiva ao programa Oeste Sem Filtro desta sexta-feira, 19, o agora ex-parlamentar Deltan Dallagnol afirmou que “eles aplicaram uma lei que não existe. Uma regra que eles inventaram” para poder levar a ação de cassação ao plenário.

Para Dallagnol, “este caso antes de tudo trata de democracia”. De acordo com ele, o processo democrático foi violado. “O que está se questionando é o poder mais sagrado e mais elementar da democracia, que é o poder de o povo escolher os seus representantes e com isso se autodeterminar, escolher a sua história, escrever o seu destino. Quando você cassa o voto, você cassa o poder mais básico e elementar da democracia.”

Entre os motivos que, segundo Dallagnol, o levaram a receber processos disciplinares está a afirmação feita por ele que as “decisões do Supremo mandavam uma mensagem de leniência em favor da corrupção”, quanto às ações tomadas no âmbito da Operação Lava Jato.

Veja a íntegra da entrevista com Deltan Dallagnol

Confira, abaixo, a íntegra da entrevista de Deltan Dallagnol ao programa Oeste Sem Filtro. Entre outros pontos, ele classificou a cassação de seu mandato como “vingança do sistema”.

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/dallagnol-cassacao-e-vinganca-do-sistema/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.