Crianças da Creche Zezé Pio de Souza comemoram formatura

Foto: Divulgação

A semana iniciou com celebrações na Creche Zezé Pio de Souza, com a formatura da Educação Infantil, antigo ABC, de cerca de 50 crianças. Localizada na Redenção, a instituição atua há 31 anos e atende a cerca de 140 crianças carentes, com idade de 2 a 5 anos, e que residem no bairro.

A diretora da instituição, Nelly Falcão de Souza, a formatura é um momento de emoção renovada e que proporciona o sentimento de dever cumprido em todo o quadro pedagógico da creche.

“A formatura representa o fim de um ciclo na vida escolar dos pequenos. A partir do próximo ano, eles irão vivenciar novas experiências, ampliar saberes e socializar com outras crianças”, disse a educadora Nelly Falcão Souza.

Ela informa que desde a criação da Creche Zezé Pio de Souza, ao todo, 1240 crianças foram alfabetizadas, não somente no processo de letramento, assim como na formação de hábitos, atitudes, sociabilidade, criatividade, e afetividade.

A professora, que também é diretora do Pinocchio Centro Educacional e Colégio Martha Falcão, destaca que a creche nasceu através de um sonho e força de vontade de mudar a história dos pequenos.

“Minha mãe, a professora e ecologista Martha Falcão (falecida em 2016), sempre quis ter uma creche que acolhesse crianças em vulnerabilidade social. Então, aproveitamos um terreno que a família já tinha e demos início à construção da creche”, lembra Nelly Falcão.

Foto: Divulgação

Tudo ocorreu em segredo e, somente no dia da inauguração, a professora Martha foi convidada para conhecer a creche. Nelly recorda-se da emoção da mãe ao conhecer o espaço e do envolvimento dela em transformar um terreno em um verdadeiro pomar, com árvores frutíferas nativas.

“Minha mãe se envolveu bastante na creche, estava todos os dias aqui, brincando e contando histórias para as crianças. Inclusive, andava pelo bairro procurando crianças para trazer para estudar na creche”, comenta a professora Nelly.

Desenvolvida pelo arquiteto Cláudio Nina, a creche possui sete salas de aula climatizadas, ludoteca, refeitório, cozinha, cantinho da leitura, playground e banheiros adaptados. Os professores da instituição fazem parte da Secretaria Municipal de Educação (Semed), através de um convênio que é renovado anualmente.

Os demais profissionais, entre eles, auxiliares, assistente social, psicóloga e zelador, e o material escolar das crianças são custeados através da Fundação Geraldo Pio de Souza. O único custo das famílias dos alunos é com o fardamento escolar.

Por isso, para estudar na creche, o nível financeiro e morar no bairro, são pré-requisitos. “As crianças entram às 7h, fazem as atividades pedagógicas, brincam, fazem refeições e saem às 17h”, informa a diretora da creche, Nelly Falcão de Souza.

OLÍVIA ALMEIDA | Três Comunicação e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.