Conhecendo o Brasil: Estudantes exploram diversidade brasileira

A atividades incentivou o aprendizado sobre os 26 estados e o Distrito Federal do Brasil por meio da cultura e regionalidade

Foto: Hitalo Kleto / SEDUC

A primeira edição da feira ‘Conhecendo o Brasil’ foi realizada pela Escola Estadual Ruy Araújo, situada no bairro Cachoeirinha, na zona Sul de Manaus. O projeto, direcionado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, teve como objetivo motivar os alunos a explorar os estados brasileiros de maneira inovadora, acrescentando conhecimentos culturais, econômicos, históricos e geográficos.

A feira ‘Conhecendo o Brasil’, concebida pelos docentes Welton Matos e Berenice Maria Leonel, organizou os alunos em 27 estandes que representam os 26 estados do Brasil e o Distrito Federal. A atividade interdisciplinar, centrada nas matérias de História e Geografia, foi realizada pelos alunos através de apresentações.

Detalhes do Projeto

  • Público-alvo: Estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
  • Objetivo: Conhecer os estados brasileiros de forma criativa.
  • Idealizadores: Professores Welton Matos e Berenice Maria Leonel.
  • Atividades: 27 stands representando os 26 estados e o Distrito Federal.

Características

  • Atividade interdisciplinar (História e Geografia).
  • Trabalho desenvolvido durante dois meses.
  • Apresentações criativas.
  • Foco em conhecimentos culturais, econômicos, históricos e geográficos.

Na quinta-feira (28/11), os trabalhos foram apresentados para as outras turmas da escola. Na ocasião, os alunos abordaram política, religiosidade, regionalidade, culinária, dentre diversos outros aspectos utilizando banners, maquetes e pratos típicos. A atividade integradora também contou com apresentação de dança e capoeira dos estudantes.

O diretor escolar, Thiago Baima, explicou que esse tipo de atividade permite que os estudantes possam aprender de maneira mais fácil tudo aquilo que eles vêem em sala de aula por meio de atividades práticas e a EE Ruy Araújo busca realizar com frequência esse tipo de atividade.

“A nossa escola incentiva bastante esse tipo de trabalho realizado hoje. Nós temos a Mostra Literária, temos Bioexatas e agora a primeira Feira de História e Geografia, onde os alunos podem colocar em prática aquilo que eles aprenderam em sala de aula”, disse o diretor.

Aprendizado que permanece

Foto: Hitalo Kleto / SEDUC

Uma das professoras a frente do projeto foi a professora de História Berenice Maria Leonel. Segundo a professora, o projeto foi desenvolvido com o intuito de apresentar as outras regiões aos alunos da escola mostrando a pluralidade das culturas dentro do país.

“A ideia é mostrar para os nossos alunos que o nosso Brasil tem várias diversidades, vários lugares com um turismo lindo, culinária bem diversificada e a ideia do projeto foi essa, mostrar para os nossos alunos esse conhecimento do nosso país”, explicou a professora.

Aluno Estevão Barros – Foto: Hitalo Kleto / SEDUC

Um dos alunos que se apresentou durante a atividade foi Estevão Barros, 12, do 6º ano. Junto de sua turma, o estudante explicou sobre o estado do Maranhão e aprendeu bastante sobre o estado, seus pontos turísticos, dentre diversos outros conhecimentos que o fizeram querer visitar.

“Eu aprendi um pouco sobre os pontos turísticos, que é uma coisa muito bonita e deslumbrante os Lençóis Maranhenses e é algo que se eu fosse um dia eu ia gostar muito”, compartilhou o estudante.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.