Colônia de Férias da UEA promove conscientização ambiental a jovens estudantes

As atividades ocorreram entre os dias 6 e 17 de fevereiro, na Escola Normal Superior

Foto: Daniel Brito/Ascom UEA

Temas voltados à educação ambiental, apresentações culturais e homenagens marcaram, no sábado (17/02), o encerramento da edição da Colônia de Férias promovida pela Escola do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Amazonas (EMA/UEA). As atividades ocorreram entre os dias 6 e 17 de fevereiro, na Escola Normal Superior (ENS/UEA), com vagas destinadas a alunos do ensino fundamental e ensino médio.

A programação teve como foco a sensibilização da questão ambiental, por meio de ações sobre temas transversais a fim de contribuir para a formação de alunos. Jogos, vivências com o meio ambiente, competições, gincanas, reforço para a prova Brasil e vestibulares estão entre as atividades desenvolvidas.

O projeto integra o Programa de Educação Ambiental na Extensão Universitária (Peaeu) e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão Universitária (Padex) da UEA.

O reitor André Zogahib exalta a realização da Colônia de Férias e explica que a iniciativa é fundamental para a promoção da educação ambiental. “Estamos tendo contato direto com crianças e adolescentes em plena formação. Isso é muito importante para que possamos contribuir para uma sociedade mais consciente. A UEA está presente na lista das universidades mais sustentáveis do mundo divulgada pelo GreenMetric e o cuidado com o meio ambiente é uma das preocupações de nossa universidade. Com certeza, muitas outras iniciativas com esse foco serão realizadas”, disse.

Segundo a coordenadora do Programa de Educação Ambiental na Extensão Universitária, professora Elizabeth Santos, a iniciativa atua em uma perspectiva de envolver a sociedade com a educação ambiental. “Nesse âmbito, temos vários projetos e, entre eles, a Escola do Meio Ambiente. Conseguimos com a colônia de férias trazer os alunos, o que nos permite uma relação mais aproximada da universidade com os cidadãos. Muitos temas significativos foram trabalhados e impactando positivamente não somente os alunos, mas também os pais”, completou.

Jacqueline Batista é mãe do estudante do 6° ano do ensino fundamental Pedro Vinícius, de 12 anos. Ela explica que teve conhecimento da iniciativa por meio do Portal de Notícias da UEA. “Foi muito importante para ele ter a consciência ecológica, além de promover a interação com outras crianças. Pedro tem TDAH e os monitores foram muito atenciosos. Pude ter a certeza que ele estava em um ambiente propício ao aprendizado”, comentou.

Reconhecimento

Durante a solenidade de encerramento, foram entregues homenagens a avaliadores, professores, alunos destaque e membros da equipe. A programação foi desenvolvida por professores, monitores e egressos que, como voluntários, participam da avaliação das atividades planejadas, sob a coordenação da professora Elizabeth da Conceição dos Santos. Todos os alunos receberam, ainda, certificado de participação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.