“China não se preocupou em garantir sistema de saúde”, diz infectologista

Raquel Stucchi disse que o país asiático não se planejou adequadamente para abandonar a política de "covid zero"

Moradores fazem fila para testes de Covid em Hohhot, Mongólia Interior, China, em 1º de dezembro. - Foto: Future Publishing/Getty Images

A infectologista Raquel Stucchi declarou que a China não se planejou adequadamente para abandonar sua política de “Covid zero” sem haver tantas mortes e hospitalizações por Covid-19, disse neste domingo (25).

“O que está acontecendo é que a China passou todo o período da pandemia com a política zero da Covid, que tinha muita testagem, isolamentos rigorosos da população, bloqueios de circulação de pessoas… de repente, de uma hora para a outra, resolveu se abrir”, afirmou.

“A China não se preocupou em garantir um sistema de saúde, em ver os leitos de UTI, se tem profissionais suficientes, espaço disponível e condições de internar todo mundo”, acrescentou.

Sobre Raquel Silveira Bello Stucchi

A infectologista brasileira, possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Clínica Médica (Infectologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1996).

Atualmente é professora associada da Disciplina de Infectologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas,coordenadora do Grupo de Estudos em Hepatites Virais /HC/Unicamp, Infectologista do Grupo de Transplante de Fígado da UNICAMP, coordanadora da Comissão de Infecção em Transplantes da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

Atua principalmente com: hepatites virais, infecção em transplante de fígado, infecção em imunossuprimidos, recidiva de hepatite viral pós-transplante de fígado, imunizações, doenças emergentes.

Membro das Comissões da Imunização e de Imunossuprimidos não-Aids da Sociedade Brasileira de Infectologia (2017). Coordenadora da Comissão de Infecção em Transplantes da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (2017).

Informações coletadas do Lattes em 13/05/2022

Por Carolina Ferraz*, da CNN em São Paulo | Sob supervisão de Elis Franco

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.