Charles 3º é oficialmente proclamado rei em cerimônia em Londres

O rei da Inglaterra, Charles 3º, discursa em cerimônia de proclamação de seu reinado no palácio de Saint James, em Londres - Foto: Jonathan Brady | AFP

Charles 3º foi oficialmente proclamado rei do Reino Unido hoje, durante uma cerimônia no palácio de Saint James, em Londres, exibida pela primeira vez na TV.

Charles tornou-se rei na quinta-feira (8), imediatamente após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, mas uma reunião do Conselho de Ascensão confirmou formalmente seu papel hoje.

Estavam presentes a nova rainha consorte, Camilla, o príncipe de Gales e herdeiro do trono, William, a primeira-ministra Liz Truss e os ex-chanceleres britânicos Boris Johnson, Tony Blair, David Cameron, John Major e Theresa May.

A proclamação foi feita de acordo com o protocolo, sem a presença do rei.

“O príncipe Charles Philip Arthur George se torna agora, pela morte de nossa soberana de feliz memória, o nosso rei Charles 3º… Deus salve o rei!”, proclamou o conselho antes que o próprio monarca fosse chamado à sala.

Em seu juramento diante do Conselho de Ascensão, após sua proclamação como monarca, Charles 3º disse que estava “profundamente consciente” dos “deveres e grandes responsabilidades” de suas funções.

“O reino de minha mãe é inigualável por sua longevidade, dedicação e devoção (…) Eu estou profundamente consciente desta grande herança, dos deveres e das enormes responsabilidades do soberano, que me foram transmitidas”, Rei Charles 3º.

Após a cerimônia, a proclamação foi lida ao público de uma varanda do palácio Saint James e em outros pontos de referência em Londres.

Depois, os membros do Parlamento – deputados e lordes – jurarão fidelidade ao monarca e expressarão suas condolências. À tarde, Charles 3º voltará a receber Truss e os principais membros do seu executivo, recentemente nomeados.

No seu primeiro discurso televisionado como Charles 3º, o novo monarca elogiou ontem a sua “amada mãe”, uma “modelo” e uma “inspiração” sempre “ao serviço do povo”.

“Hoje renovo a todos vocês essa promessa de serviço ao longo da vida”, enfatizou, visivelmente emocionado.

Futuro complicado. Após a enorme popularidade de Elizabeth 2º, a ascensão de Charles 3º, menos apreciado pela opinião pública, abre um período delicado para uma monarquia que enfrenta múltiplos desafios, desde o desejo de alguns países da Commonwealth de se distanciar até as críticas ao seu passado colonial e escravista.

Além disso, o Reino Unido enfrenta sua pior crise econômica em 40 anos e viu quatro primeiros-ministros passarem em seis anos.

As divisões correm por todo o país sobre o Brexit e sobre os desejos de independência na Escócia e na Irlanda do Norte.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2022/09/10/charles-3-e-oficialmente-proclamado-rei.htm

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.