Certificação por Competência agiliza formação de profissionais que já atuam na área

Com o objetivo de agregar ao seu currículo profissional a formação técnica em Eletrotécnica, o engenheiro eletricista Abdo Santos viu na Certificação Técnica por Competência a chance de validar o conhecimento adquirido tanto na faculdade quanto na atuação no mercado de trabalho. Essa certificação atesta o domínio na profissão sem que o trabalhador tenha realizado o curso técnico.

“Apesar de já ser formado em engenharia eletricista, eu tinha o desejo de obter a titulação técnica também para compor a minha formação profissional”, comenta Abdo, que entrou em contato com o Centro de Ensino Literatus e em poucos meses já está com o diploma na mão.

Agora os planos de Santos são de continuar atuando na área, além de buscar constantemente investir em qualificações que proporcionem novas oportunidades e experiências profissionais.

Como funciona

A Certificação Técnica por Competência consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) desde 1996. Para a aferição técnica e obtenção do diploma de técnico devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o profissional é submetido a uma avaliação documental e teórica.

“É necessário ter mais de 18 anos, ensino médio completo e possuir, no mínimo, dois anos de experiência comprovada, além da comprovação teórica de seus conhecimentos. A certificação equivale ao profissional ter realizado o curso técnico”, informou a mantenedora do Centro de Ensino Literatus, Elaine Saldanha.

Todo o processo de avaliação dura cerca de 60 a 90 dias. Válida em todo território nacional, a certificação emitida pelo Literatus é reconhecida por todos os órgãos regulamentadores. Com isso, será possível solicitar registro no conselho profissional, se aposentar como técnico, realizar especialização e participar de concursos públicos.

O Centro de Ensino Literatus realiza a Certificação Técnica por Competência para Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Estética, Técnico em Radiologia, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Finanças, Técnico em Logística, Técnico em Qualidade, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Edificações, e Técnico em Segurança do Trabalho. Mais informações podem ser obtidas por meio do site https://www.literatus.edu.br/.

Por Olívia Almeida | Três Comunicação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.