Casos de Covid-19 voltam a aumentar em Manaus e epidemiologista faz alerta para novo colapso na Saúde

Foto: Divulgação

Os principais jornais do Brasil afirmam que o Amazonas pode voltar a vivenciar uma crise na saúde em decorrência do aumento do número de infectados pelo vírus Covid-19, e que a enchente e o clima podem estar contribuindo para isso.

As autoridades foram alertadas pelo epidemiologista Jessem Orellana, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) no Amazonas, que enviou uma carta de quatro páginas argumentando indícios do crescimento de casos ao Ministério Público, Defensoria Pública e aos 11 parlamentares que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que investiga irregularidades administrativas no contexto da pandemia no Brasil.

Ele afirma isso de acordo com dados do painel Infogripe da FioCruz que monitora a situação de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) no país e nas Secretarias Estaduais de Saúde.

Segundo o epidemiologista, Manaus ainda não chegou a terceira onda de casos de Covd-19, porque ainda está presa na segunda. E teme que o Amazonas volte a vivenciar uma crise de abastecimento de oxigênio como em janeiro e fevereiro de 2021.

A segunda onda volta a tomar força com o crescimento do número de casos da variante P1 encontrada no Amazonas, e com o aumento de internações no Estado.

Diante disso, até o próprio vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida (sem partido) afirmou para os membros da CPI da Covid, que o colapso na saúde vivenciado no início do ano, poderia ter sido evitado se o governador Wilson Lima (PSC) não tivesse levado em conta as falas do presidente Jair Bolsonaro sobre uma suposta imunidade rebanho.

Por MIx de Notícias https://bit.ly/3bmE51x

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.