Brasil vai conceder visto e autorização de residência para refugiados do Afeganistão

Autorização será concedida a pessoas afetadas pela situação de instabilidade institucional no país

Foto: Reuters/Twitter/David Martinon/Direitos Reservados

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (8), portaria que define os critérios para concessão de visto e autorização de residência para afegãos no Brasil.

A autorização será concedida a afegãos, apátridas e pessoas afetadas pela situação de grave ou iminente instabilidade institucional, de grave violação de direitos humanos ou de direito internacional humanitário no Afeganistão.

O visto temporário previsto na portaria terá prazo de validade de 180 dias. O texto também determina que “será dada especial atenção a solicitações de mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência”.

Para solicitar o visto, o requerente deverá apresentar à Autoridade Consular: documento de viagem válido; formulário de solicitação preenchido; comprovante de meio de transporte de entrada no território brasileiro; e atestado de antecedentes criminais expedido pelo Afeganistão.

Caso não haja possibilidade de obter o atestado de antecedentes criminais, o requerente poderá apresentar um atestado de ausência de antecedentes criminais em qualquer país.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.