Brasil determina volta de embaixador à capital da Ucrânia

Desde o início do conflito, Norton Rapesta estava trabalhando da Moldova

Segundo o Itamaraty, nos últimos cinco meses cerca de 250 brasileiros foram atendidos em Kiev - Foto: Wikemedia Commons

Ministério das Relações Exteriores informou na noite de terça-feira 26 que o embaixador do Brasil na Ucrânia, Norton Rapesta, vai a retornar a Kiev, capital do país.

O diplomata havia deixado a cidade alguns dias após o início da guerra, ainda no começo de março. Na ocasião, ele divulgou um vídeo em que alegava razões de segurança para a mudança. Desde então, Rapesta estava trabalhando da Moldova, país onde também é embaixador brasileiro.

Segundo o Itamaraty, nos últimos cinco meses cerca de 250 brasileiros foram atendidos em Kiev, em especial para a emissão de documentos e travessia da fronteira.

Em nota, para confirmar que “instruiu o regresso” de Rapesta à capital ucraniana, o Itamaraty informou que vai encerrar os trabalhos dos postos temporários de atendimento consular em Chisinau (Moldova), Kosice (Eslováquia), Lviv e Tchernivtsi (Ucrânia).

“O Itamaraty segue atento à evolução do conflito e está pronto a retomar eventuais medidas emergenciais de atendimento a cidadãos brasileiros que se façam necessárias.” A nota ainda reforça que o governo recomenda que cidadãos brasileiros não ingressem na Ucrânia.

Fonte: https://revistaoeste.com/brasil/brasil-determina-volta-de-embaixador-a-capital-da-ucrania/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.