
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), anunciou nesta segunda-feira (24/3) a implantação do Observatório da Segurança Pública no Parlamento Estadual. O comunicado foi feito durante a entrega da Base Fluvial Arpão 3 e visa fortalecer as iniciativas de combate à criminalidade no Estado.
“Vamos implementar na Assembleia Legislativa, nos mesmos moldes do Observatório da Mulher, o Observatório da Segurança Pública. Com essa ferramenta, tanto o poder público quanto a população terão acesso a dados relevantes, permitindo um acompanhamento transparente dos avanços alcançados na segurança pública. O enfrentamento ao crime organizado é um desafio constante, mas, com planejamento e investimento, teremos progressos significativos a médio e longo prazos”, destacou Cidade.
O parlamentar também elogiou o Governo do Estado pelos investimentos na área, destacando a importância da Base Fluvial Arpão 3 para o combate ao crime na região do Médio Solimões.
“A Base Arpão 3 chega para reforçar um trabalho de grande impacto. Conheço bem a realidade do interior e sei como iniciativas como essa fazem diferença. O investimento realizado pelo Governo do Amazonas ajudará a coibir o tráfico de drogas, dificultando a ação de criminosos que tentam levar entorpecentes de Tabatinga e outras cidades de fronteira para Manaus e outros países”, afirmou o deputado.
Importância das Guardas Municipais
Cidade também ressaltou a necessidade de um maior envolvimento das prefeituras do interior na segurança pública, especialmente por meio da criação e fortalecimento das Guardas Municipais.
“Apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito. As prefeituras precisam contribuir mais ativamente para esse processo. Manaus, por exemplo, conta com apenas 300 guardas municipais, o que é insuficiente. Fico satisfeito em saber que 14 municípios já estão preparados para receber armamentos e treinamento, mas precisamos mobilizar os 62 municípios para fortalecer essa estrutura e atuar em parceria com as demais forças de segurança”, reforçou.
Base Fluvial Arpão 3
A Base Arpão 3 substituirá a Base Arpão 1, localizada no município de Coari. O governador Wilson Lima informou que a Arpão 1 passará por reformas antes de voltar a operar.
“Essa nova embarcação intensificará a vigilância nos rios, combatendo crimes como narcotráfico, roubos e biopirataria. Antigamente, as dificuldades eram imensas, pois os agentes de segurança dispunham apenas de armas de curto alcance e embarcações precárias. Hoje, com as Bases Arpão e as sete lanchas blindadas que temos, conseguimos monitorar e vistoriar qualquer embarcação suspeita”, declarou Lima.
O governador também reconheceu o apoio da Assembleia Legislativa na aprovação de iniciativas voltadas à segurança pública.
“Agradeço à Assembleia Legislativa pelo apoio fundamental nas nossas ações. Nosso compromisso é continuar dialogando para avançar em pautas que beneficiem a população do Amazonas”, afirmou Lima.
A Base Arpão 3 contará com um efetivo de 60 profissionais das Forças de Segurança, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e peritos do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), além do apoio da Força Nacional e da Marinha do Brasil. A estrutura terá salas de cartório, laboratório do DPTC, gabinetes para os comandantes das polícias e do Corpo de Bombeiros, além de um canil para os cães policiais da Companhia Independente com Cães (CipCães).
Além da Base Arpão 3, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) também coordena as bases fluviais Arpão 2, Tiradentes e Paulo Pinto Nery. Essas bases são equipadas com lanchas blindadas e efetivo treinado para garantir a segurança da população ribeirinha e coibir crimes na região.
Assessoria de Comunicação: Michele Gouvêa