Assaí consolida expansão recorde no setor, amplia receita e registra lucro líquido de R$ 1,6 bi em 2021, alta de 61%

Nova Loja na Avenida Torquato Tapajós - Foto: Divulgação

O Assaí Atacadista concluiu o primeiro ano de sua operação como empresa independente e listada em Bolsa com números recordes. A Companhia entregou os objetivos anunciados em expansão, ganhou market share em todas as regiões do País e manteve a margem EBITDA em patamares elevados e consistentes. Em 2021, o Assaí registrou lucro líquido de R$ 1,6 bilhão, alta de 61% ante o ano anterior. A empresa também avançou em receita bruta, com R$ 45,6 bilhões em faturamento, incremento de R$ 6,2 bilhões (+15,8%) em relação a 2020. Os dados foram divulgados ao mercado nesta segunda-feira (21 de fevereiro).

Apesar da adversidade econômica no país, a companhia gerou 11 mil novos empregos no ano anterior em todo o Brasil e ampliou a sua estratégia para contribuir no combate à fome ao país. Em 2021, uma quantidade 27% maior de alimentos foram doados a famílias em situação de vulnerabilidade, sendo 1,3 mil toneladas de alimentos que chegaram às mãos dos que mais precisam por meio de parcerias com diferentes instituições beneficentes.

No ano, as vendas alcançaram R$ 41,9 bilhões, alta de +16,5%. O crescimento robusto está baseado em diferentes motores. Entre eles, está um plano acelerado de expansão, que contou com a abertura histórica de 28 novas lojas – sendo 24 orgânicas (o maior histórico de construção para o setor de cash & carry brasileiro). No Amazonas, uma nova loja foi aberta em Manaus – enquanto a região Norte recebeu, no total, três novas unidades do Assaí em 2021 (sendo uma no Pará e a chegada da companhia ao Acre, em Rio Branco).

Destacam-se ainda uma bem-sucedida estratégia comercial adaptada às necessidades e preferências de cada região, bem como ao contexto econômico desafiador; e a volta gradual do público de comerciantes às lojas, consequente da evolução da vacinação no segundo semestre do ano.

O Assaí também acelerou o processo de digitalização da Companhia em 2021. Para isso, implementou a parceria inédita com a Cornershop by Uber, trazendo a conveniência a clientes para fazerem suas compras via aplicativo. As vendas via Cornershop apresentaram forte evolução de 178% em relação ao processo de rollout, em setembro de 2021. A estratégia foi recentemente ampliada em uma nova parceria com a Rappi, recém-anunciada.

Com 213 lojas distribuídas em 23 Estados, mais o Distrito Federal, o Assaí também está no Amazonas desde 2016 e conta com 03 unidades na cidade de Manaus.

Giullia Moreira | Analista de Comunicação na Agência Eko

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.