Amor pela área da enfermagem une mãe e filha

Luzenir Rufino da Silva e sua filha Luanny - Foto: Divulgação

Baixo custo, curta duração e rápida inserção no mercado de trabalho são alguns dos principais atrativos de quem decide investir na formação técnica. Com Luzenir Rufino da Silva não foi diferente. Em 2008, ela teve a chance de mudar de vida através do Técnico em Enfermagem e, neste ano, realizou o sonho de ver a filha Luanny trilhando o mesmo caminho de amor pela profissão.

“A área de enfermagem é voltada para o cuidado com o próximo, com amor, carinho, dedicação e, principalmente, com respeito”, destacou a egressa do Centro de Ensino Literatus, Luzenir da Silva.

Com uma trajetória de força e persistência, a técnica em enfermagem lembra com emoção do período da formação profissional em que, durante o dia, trabalhava como diarista e, à noite, frequentava as aulas no Literatus.

Já nesta época, ela conta que fazia planos de ver a filha se formando na mesma instituição em que estudou. “Fiquei muito feliz quando ela escolheu fazer o mesmo curso que o meu, pois ela foi a principal inspiração para seguir carreira na área de enfermagem”, comenta a técnica em enfermagem.

Atualmente, ela atua como especialista em nefrologia, outro sonho que conseguiu realizar durante sua trajetória profissional. “Por isso, meu conselho é que não desistam dos seus sonhos, sonhar a gente sonha, mas só realizamos se corremos atrás. É uma estrada longa, mas se persistimos, conseguimos realizá-los”, declara.

Recém formada no técnico em enfermagem, Luanny revela que a garra da mãe contribuiu para o amor pela profissão. “Ela é uma mulher muito forte e me criou sozinha, é uma verdadeira inspiração pra mim”, afirma.

Luzenir Rufino da Silva e sua filha Luanny – Foto: Divulgação

Formada pelo Literatus, ela conta que o maior desafio foi estudar em meio à pandemia de Covid-19, um período em que a população enfrentava medos, incertezas e adaptação com o isolamento social. “Muitas vezes pensei em desistir, mas a minha mãe foi quem me ajudou a seguir em frente e continuar”, comentou Luanny.

Agora, os planos dela é conseguir conquistar um emprego na área e, em breve, iniciar um curso superior, com o objetivo de expandir as oportunidades de emprego e aumentar as chances de conseguir uma posição com melhor remuneração.

Formação em alta

No Centro de Ensino Literatus, o curso que mais formou profissionais em 2021 foi técnico em enfermagem, considerado o carro-chefe na instituição, sendo oferecido desde 1999. Dos quase 1200 técnicos formados, mais de 50% são de enfermagem.

E se engana quem pensa que a atuação deste profissional é restrita apenas aos hospitais. A formação também permite oportunidades em escolas, laboratórios, ambulatórios de empresas e até com “home care” (atendimento em domicílio).

E a expectativa é que a demanda deste profissional seja crescente, isso porque a pandemia trouxe mudanças e gerou reflexões sobre a saúde. “Então, a atenção com a saúde se manterá. E não apenas com foco direto no atendimento e tratamento de pacientes, mas também na produção de pesquisas, estratégias e políticas futuras”, avalia a mantenedora do Literatus, Elaine Saldanha.

Por Olívia Almeida | Três Comunicação e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.