Alunos do Martha Falcão participam de simulação da ONU em Manaus

Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira (2), alunos do Colégio Martha Falcão participam de uma simulação do trabalho dos órgãos que fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa é a oitava edição do Modelo de Organização das Nações Unidas Martha Falcão (Monumf) e segue até sexta-feira (4). Durante três dias, os jovens participam em representações diplomáticas, órgãos e entidades vinculados às ONU para debaterem, pactuarem, deliberarem e formarem acordos sobre os temas em questão.

Neste ano, haverá três comitês: o do Congresso Nacional, com Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, data da invasão a Brasília; o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que vai abordar o Golpe das Milícias do Sudão; e o Comitê Histórico, que vai discutir o Congresso de Viena (1814-1815).

A programação do Monumf também contará com um comitê de comunicação, que será encarregado de realizar a cobertura das discussões, produzir matérias e até realizar coletivas de imprensa.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental II e Médio, professora Francisca Loiola, todo o Monumf é organizado pelos próprios alunos do Colégio Martha Falcão, que se mobilizaram e decidiram os temas que são discutidos. “Os alunos do 8° e 9° ano atuam na função de staff enquanto os do Ensino Médio compõem os comitês”, explica.

Ela comenta que a simulação é uma oportunidade para os alunos estudarem e conhecerem a origem de conflitos. “Além de ajudá-los a desenvolver a oratória, liderança, o senso crítico, terem a visão dos fatos, aprender a argumentar e trabalhar em equipe”, destacou a professora Francisca.

Outro destaque fica por conta do protocolo na vestimenta dos participantes do Monumf. As alunas trocaram o uniforme do Colégio Martha Falcão e adotam um visual mais formal através dos tailleurs, enquanto os garotos todos aderem aos ternos, em ambos os casos, impecáveis, já parecendo profissionais atuando no mercado.

O evento também contará com a participação de Cristian Javier Vittor, representante da ONU. Ele atua no Conselho Econômico e Social (ECOSOC), na Organização da Aviação Civil Internacional, que é uma agência especializada das Nações Unidas criada em 1944 pela Convenção sobre Aviação Civil Internacional para estudar os problemas da aviação civil internacional e promover regulamentações e padrões exclusivos da aeronáutica mundial.

Por Olívia Almeida | Três Comunicação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.