Fiscalização no Solimões frustra rota do crime rumo à capital

Foto: Divulgação/SSP-AM

O combate ao tráfico de drogas nos rios da Amazônia ganhou um novo capítulo de eficiência nesta terça-feira, 23/12. Em uma operação estratégica nas proximidades de Coari, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) conseguiu retirar de circulação cerca de 15 quilos de entorpecentes que seguiam em direção a Manaus. A ação ocorreu na Base Arpão 2 e reflete a importância da presença ostensiva do Estado nas principais rotas fluviais que conectam a fronteira com a capital.

O sucesso da apreensão não apenas interrompeu o fluxo de substâncias ilícitas, mas também causou um impacto financeiro direto nas estruturas do crime organizado. Segundo estimativas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o prejuízo gerado aos criminosos ultrapassa os R$ 876 mil, considerando o valor de mercado das substâncias apreendidas.

O uso de cães farejadores tem sido o grande diferencial nas abordagens realizadas na Base Arpão 2. Durante a fiscalização na embarcação Kedson Araújo V, que partiu de Tabatinga, a cadela Athena, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães), foi a peça-chave para localizar o material escondido em locais de difícil visualização humana.

  • Localização de 10 quilos de pasta base de cocaína escondidos em uma mala despachada.
  • Identificação de outros 5 quilos de cocaína camuflados na estrutura física de uma segunda bagagem no porão de encomendas.
  • Prisão em flagrante de um homem de 64 anos de nacionalidade colombiana que transportava valores em espécie.
  • Apreensão de quantias em dinheiro vivo totalizando R$ 1.200 e mais de 2 mil pesos colombianos.

O papel da Base Arpão 2 na segurança das fronteiras

A estratégia de utilizar bases flutuantes em pontos estratégicos do Rio Solimões tem se mostrado eficaz para asfixiar o transporte de drogas no interior do estado. A Operação Protetor das Fronteiras integra diversas forças de segurança sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), criando uma barreira constante contra grupos criminosos transnacionais.

Diferente de patrulhas móveis, as bases fixas permitem uma fiscalização minuciosa de cargas e passageiros em embarcações de grande porte. No caso registrado nesta terça-feira, o suspeito e os materiais foram imediatamente encaminhados à delegacia da Polícia Civil que opera dentro da própria base, agilizando os procedimentos jurídicos e a lavratura do flagrante.

Cada quilo de entorpecente apreendido em Coari representa menos droga chegando aos centros de distribuição em Manaus. Isso contribui diretamente para a redução de índices de violência urbana, como homicídios e roubos, que geralmente estão ligados ao domínio de territórios pelo tráfico. Além disso, a presença policial nas calhas dos rios oferece uma sensação de segurança maior para os trabalhadores do transporte fluvial e moradores de comunidades isoladas.

A continuidade dessas operações é fundamental para manter a ordem no estado do Amazonas, garantindo que nossas hidrovias sejam utilizadas para o comércio legítimo e para o deslocamento seguro da população.

Fonte: https://www.agenciaamazonas.am.gov.br/noticias/base-arpao-2-pmam-apreende-15-quilos-de-drogas-em-duas-acoes-na-mesma-embarcacao/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.