
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus inicia a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) na próxima segunda-feira, 3 de novembro. A estratégia de imunização segue até 28 de fevereiro de 2026, com o objetivo de proteger os grupos mais vulneráveis ao vírus e reduzir o número de casos graves.
O primeiro lote com 300 mil doses da vacina já foi recebido do Ministério da Saúde, e a distribuição para as unidades de saúde será finalizada até esta sexta-feira, 31 de outubro.
Público-alvo e grupos prioritários
A vacinação é destinada a 20 grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde, visando pessoas com maior vulnerabilidade à doença ou risco de exposição ao vírus.
Grupos prioritários por categoria:
Maior Vulnerabilidade
- Crianças (6 meses a menores de 6 anos)
- Gestantes
- Idosos (a partir de 60 anos)
- Puérperas (até 45 dias após o parto)
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas com deficiência permanente
- Povos indígenas
- Quilombolas
- Pessoas em situação de rua
Maior Risco de Exposição
- Trabalhadores da saúde
- Professores (ensino básico e superior)
- Forças Armadas
- Forças de segurança e salvamento
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte coletivo (urbano e longo percurso)
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos Correios
População Específica
- Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos)
- População privada de liberdade (18 anos e mais)
- Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade
A gerente de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, reforça que a vacinação é a melhor estratégia de prevenção, pois “pode promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo os riscos de agravamento da doença, das internações e o número de óbitos”.
Metas e estratégia de aplicação
A Semsa estabeleceu a meta de vacinar 90% da população estimada em três grupos-chave:
- Crianças:675
- Gestantes:109
- Idosos:612
Nos demais grupos prioritários, a meta é alcançar 306.249 pessoas.
A vacina disponível é a Influenza Trivalente, que protege contra três tipos de cepas do vírus: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (linhagem B/Victoria).
Segundo Isabel Hernandes, as unidades de saúde utilizarão estratégias múltiplas para garantir o acesso a todos:
- Imunização nas 174 salas de vacina disponíveis.
- Busca ativa de usuários nos territórios.
- Ações em locais de difícil acesso e em vazios assistenciais.
- Imunização em domicílio para pessoas acamadas.
Orientações para a vacinação
Para receber a dose, os usuários devem comparecer a uma das salas de vacina, portando:
- Documento oficial de identificação.
- CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS).
- Documento que comprove a inclusão em um dos grupos prioritários.
Importante: A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de anafilaxia em doses anteriores. Pessoas com sintomas leves e moderados de gripe podem ser vacinadas, mas a aplicação deve ser adiada em caso de febre ou diagnóstico de Covid-19.
Por Eurivânia Galúcio/Semsa
 
			 
		










