Profissionalização e renda: mototaxistas terão acesso a linha de crédito e cursos EaD”

Profissionais podem ser contemplados com financiamento de até R$ 10 mil liberados pela Afeam - Foto: Alex Pazuello/Secom

Nesta quinta-feira (02/10), o Governo do Amazonas anunciou novos investimentos destinados a mototaxistas e motofretistas do estado. A liberação de crédito, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), e a oferta de cursos de capacitação visam a profissionalização e o aumento da renda dos trabalhadores da categoria.

O governador destacou o objetivo das ações: “Temos feito uma construção de ações que são importantes para dar oportunidades às pessoas de forma segura. Nós temos uma linha de crédito exatamente para esses profissionais com o objetivo de fazer com que eles tenham um capital, seja para trocar sua moto, comprar acessórios ou outros equipamentos que sejam importantes para o desenvolvimento das atividades deles.”

Linha de crédito específica da Afeam

A Afeam oferece uma linha de crédito desenhada para apoiar mototaxistas e motofretistas, essenciais para a mobilidade urbana e o transporte de pequenas cargas.

O financiamento pode chegar a R$ 10 mil, um recurso fundamental para:

  • Melhorias e manutenção do veículo.
  • Aquisição de equipamentos e acessórios.
  • Aumento da qualidade e da segurança do serviço.

A liberação desses recursos contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida e o crescimento profissional da categoria.

Profissionalização e segurança com cursos EaD

Para valorizar os profissionais e aumentar a segurança no trânsito, o Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), lançou uma nova plataforma de cursos via Educação a Distância (EaD), oferecidos pela Escola Pública de Trânsito (Eptran).

Inicialmente, a plataforma (eptran.detran.am.gov.br) disponibiliza quatro cursos para todo o estado do Amazonas:

  1. Mecânica Básica
  2. Monitor de Transporte Escolar
  3. Direção Defensiva
  4. Direção Defensiva para Motociclistas

O motofretista Sandro Arley Oliveira, de 50 anos, ressaltou a importância da iniciativa. “Essa é a primeira vez que vejo auxílio para motofretistas, profissionalizando a profissão, trazendo benefícios para nós. E nos valoriza porque com o certificado você pode abrir um MEI e chega com mais profissionalismo”, afirmou.

Além do crédito e dos cursos, o Governo do Amazonas também tem implementado outras ações, como a entrega de equipamentos de proteção, reforçando o compromisso com a segurança e as oportunidades de crescimento da categoria.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.