
Após a estreia em Manaus em junho, a exposição fotográfica “Rota do Guaraná de Maués” chega ao município que homenageia. A mostra ficará em cartaz até o dia 1º de agosto e é itinerante, percorrendo as escolas do município e o Espaço Cultural Pavulagem, em Maués, no baixo Amazonas.
A exposição oferece uma visão única sobre a cultura do guaraná em Maués, destacando aspectos do processo produtivo tradicional e a relação dos moradores com essa cultura histórica e marcante.
Na exposição, são apresentadas imagens do forno de barro utilizado na torragem do guaraná, construído com matérias-primas da natureza pelo próprio produtor. A mostra também aborda o processo do bastão do guaraná, o consumo do “sapó” e a beleza marcante tanto do fruto quanto da cidade de Maués, durante a colheita.
Idealizadora do projeto, Aline Fidelix destacou o entusiasmo de levar a exposição para a Terra do Guaraná, como popularmente é conhecida a cidade de Maués. Aline contou que, para marcar a chegada da mostra ao município, foi realizado um grande encontro de abertura que reuniu artistas locais com diferentes manifestações artísticas.
O encontro ocorreu no dia 18 de julho e marcou a abertura da exposição no Museu do Homem de Maués. Na ocasião, além de Aline, participaram da atividade: Mestre Ismael – Irmandade do Divino Espírito Santo; Cida Aripória, Memorial Puxirum; Júnior Xoque; Anderson Barreto; e Pamela Sateré. A produção local contou com o apoio de Ítalo Mamud Michiles, fundador da agência de turismo @experiencia.mawe.
Para Ismael Rodrigues, o Mestre Ismael, o grande encontro na abertura da exposição foi de celebração e destacou que a exposição é uma exaltação à cidade de Maués e ao seu povo.
“Para nós, representa a celebração deste produto que é mais que um produto, é a história do povo, é a história entrelaçada como um guaranazeiro. Hoje, nas expressões do gambá da Irmandade do Divino, ao hip-hop, às canções amazônicas, foi uma celebração. Mostra que Maués é grande, mas também é pequena numa semente chamada Guaraná”, compartilhou o mestre.
A exposição fotográfica “A Rota do Guaraná de Maués” é um projeto contemplado pelo Edital de Fomento às Artes e Cultura da Lei Paulo Gustavo 2023, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Além dos registros de Aline – que protagonizam a exposição – “A Rota do Guaraná de Maués” conta com a colaboração das fotógrafas Laryssa Gaynett e Isabela Lorenzoni, e do fotógrafo Bruno Kelly.