Mutirão do CAR beneficia agricultores de Presidente Figueiredo com regularização ambiental

Ação segue até o dia 26 de abril, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e apoio do, Idam, Incra e prefeitura municipal

Foto: Moisés Henrique/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) deu início, nesta terça-feira (22/04), ao mutirão de regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) 2025 no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). A ação é realizada em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Prefeitura local, por meio do Projeto Floresta+ Amazônia.

A campanha acontece no auditório da sede da Prefeitura, na rua Urubuí, nº 113, Centro, até o dia 26 de abril. O atendimento é de segunda a quinta, das 8h às 17h, e na sexta-feira, das 8h ao meio-dia.

O objetivo do mutirão é auxiliar na regularização de 577 imóveis rurais pertencentes a agricultores familiares que ainda não estão com o CAR em dia. A regularização é fundamental para garantir o acesso ao crédito rural e aos benefícios do Projeto Floresta+, que promove práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente.

Durante a abertura do evento, o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, ressaltou a importância da iniciativa — “Essa ação reconhece o papel dos produtores rurais para a sociedade e o meio ambiente. Queremos que toda a comunidade de Presidente Figueiredo saiba da importância dessa oportunidade e participe.”

Picanço também informou que o mutirão será ampliado para outros municípios, reforçando o compromisso do Ipaam com a regularização fundiária em todo o estado.

A secretária de Estado das Cidades e Territórios, Renata Queiroz, destacou a atuação conjunta entre o Ipaam, o Incra e o Governo Federal como parte da estratégia de regularização das áreas estaduais.

Moradora da zona rural, a aposentada e agricultora Esther Dantas Grimm elogiou a iniciativa — “Vejo agora uma luz no fim do túnel. Essa parceria traz esperança para quem vive na floresta e precisa de apoio para seguir em sua terra com dignidade.”

Na ocasião, o produtor Ozeias Martins da Silva recebeu a Dispensa de Licenciamento Ambiental nº 007/2025, autorizando atividades de agricultura familiar com cultivos permanentes, dentro dos critérios legais. O ato simboliza o apoio institucional ao desenvolvimento sustentável.

Além do Ipaam, MMA, PNUD, Sect e Incra, a ação conta com apoio do Idam, da Prefeitura de Presidente Figueiredo (por meio das secretarias Semmas, Semasc e Semada), da Cooperação Alemã, da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e da organização GIZ.

O Projeto Floresta+ Amazônia é financiado pelo Fundo Verde para o Clima (Green Climate Fund – GCF) e prevê investimento de até US$ 96 milhões na região até 2026. Os recursos serão aplicados em ações de conservação, incentivo à economia verde e fortalecimento das comunidades amazônicas.

Atendimento gratuito

Documentos necessários para inscrição no Edital de Pagamentos por Serviços Ambientais – Agricultura Familiar:
  • Conta de acesso ao Portal Gov.br
  • Informações de conta bancária
  • Documentos necessários para atendimento de Cadastro Ambiental Rural (CAR):
  • Documento pessoal com foto (RG, CPF ou CNH)
  • Documentação fundiária da propriedade ou posse do imóvel rural
  • Contato telefônico e/ou e-mail pessoal, familiar ou de vizinho
  • No caso de inscrição no CAR, somente será possível se houver:
  • Coordenadas geográficas dos limites do terreno
  • Documento fundiário, como Título de Propriedade, Memorial Descritivo, Mapa de Localização, Planta Georreferenciada ou Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), entre outros
  • No caso de atendimento para terceiros ou troca de titularidade:
  • Procuração com plenos poderes
  • Documento de transferência de imóvel rural (quando aplicável)
  • Certidão de Casamento (quando aplicável)
  • Certidão de Óbito (quando aplicável)

Serviço

  • O que é? Mutirão Ambiental para Regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e inscrição no Edital de Pagamentos por Serviços Ambientais – Agricultura Familiar, por meio da modalidade Conservação do Projeto Floresta+ Amazônia
  • Quando? De 22 a 25 de abril, das 8h às 17h
    Dia 26 de abril, das 8h às 12h
  • Onde? Auditório da Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo,
    Rua Urubuí, nº 113, Centro – Presidente Figueiredo (AM)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.