Wilson Lima usa ideia da FNP, Conass e Conasems como se fosse do Governo do Amazonas

A Frente Nacional de Prefeitos, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde aprovaram em reunião a vacinação por idade e sem comorbidades

Wilson Lima e Marcellus Campêlo anunciaram a vacinação por idade como uma ação do Governo do Amazonas - Foto: Divulgação/SECOM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, utilizaram o pedido para expansão da vacinação por idade feito pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para anunciar como ação do Governo do Amazonas.

A ideia partiu dessas instituições e não do Governo do Estado, como quis fazer crer o secretário Marcellus Campêlo, durante a transmissão de uma live feita na manhã desta sexta-feira (28).

Por meio das entidades, o pedido foi aprovado durante a 5ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que reuniu na quinta-feira (27) gestores municipais, estaduais e federais.

Para orientar os órgãos das cidades brasileiras que farão a vacinação por idade, o Ministério da Saúde publicará uma nota técnica com detalhes da metodologia que deverá ser adotada.

As instituições argumentaram que a vacinação por idade poderia iniciar sem problemas, uma vez que a maioria dos grupos prioritários com comorbidades já foi imunizado e também porque há estoque de vacinas.

“Não dá para deixar a vacina estocada enquanto a gente precisa vacinar toda população”, disse a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Francieli Fantinato, que destacou que o país não pode estocar imunizantes no atual momento.

“Essa sugestão nossa foi no sentido de, dada a heterogeneidade dos estados e municípios e, por exemplo, alguns municípios não terem pessoas de rua, às vezes não terem também pessoas privadas de liberdade, de ter um descompasso”, explicou o vice-presidente do Conass, Ismael Alexandrino.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.