William Alemão ressalta papel de fórum na criação de incentivo fiscal para entretenimento

Foto: Assessoria de Comunicação do vereador William Alemão

Poucas horas após ser deliberado em plenário, o projeto de lei do executivo que cria incentivo fiscal temporário sobre o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) ao setor de diversão, lazer, entretenimento, organização de festas e recepções, bufê e outras, foi destacado nesta terça-feira (7/12) pelo presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Manaus (CMM), William Alemão (Cidadania), durante a 5ª reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM).

O vereador reconheceu o esforço da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Semef), em formatar o projeto, e considerou que o fórum – criado pelo Decreto Municipal nº 5.049/2021 – teve papel importante nesse processo, por proporcionar um debate amplo e permanente, numa luta conjunta que envolve indústria, comércio e agropecuária, mas que acaba recaindo também sobre outros setores, com o intuito de fomentar a retomada da economia na capital amazonense.

Segundo Alemão, a propositura chega como situação favorável, um alívio entre todos os setores envolvidos para os próximos seis meses.

Com o incentivo, que baixa de 5% para 2% o imposto, o objetivo é contribuir para a criação de emprego e renda na cidade, além de reforçar o compromisso de todos com as medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia.

“A Semef entendeu e o prefeito se sensibilizou, depois de várias conversas e tratativas, inclusive com a ajuda desse fórum, da importância desse projeto na geração de emprego, ao baixar de 5 para 2% o piso do ISS. Algumas situações como hotéis já tinham a opção de 3%, mas agora poderemos chegar a 2% num período de seis meses. É esse tipo de notícia que me sinto muito alegre em dar, porque sai da esfera das conversas no parlamento e torna viável e palpável”, enfatizou William Alemão.

Essa foi a última reunião do FOPAZFM em 2021. Organizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), o evento ocorreu no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) Floriano Pacheco, no Distrito Industrial, zona Sul.

A pauta abrangeu a regularização fundiária e o georreferenciamento da gleba completa do Distrito Agropecuário (DAS) e Área de Expansão do Distrito Industrial (AEDI); recuperação das vicinais ZF4 e ZF5 e asfaltamento das vias da AEDI; o Refis municipal; Lei do Serviço de Inspeção Municipal (SIM); recuperação das vias do Distrito Industrial II; e a integração entre agroindústria e comércio.

Participaram das discussões, as seguintes personalidades:

    • Antônio Silva, presidente da Federação da Indústria do Estado do Amazonas (Fieam)
    • Nelson Azevedo, vice-presidente da Fieam
    • Enio Ferrarini, representante da Fecomércio
    • Clécio Freire, secretário da Semef
    • Renato Júnior, titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Júnior; Meyb Seixas (Semacc)
    • Andréa Cidade, secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Algacir Polsin, superintendente da Suframa
    • Jório de Albuquerque Veiga Filho, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação
    • Jair Aguiar Souto, presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM)
    • Muni Lourenço da Silva Júnior, presidente da Federação do Comércio
    • Marcos Pinheiro (Faea)
    • Milton Soares (Fetagri)

Feira

Ainda no encontro, William Alemão destacou a realização da 1ª Feira dos Produtores Rurais da Rodovia AM-010, organizada pela Semacc e parceiros no último dia 3, na Escola Municipal Abílio Alencar, quilômetro 35, com a participação de 18 comunidades. O vereador considerou que esse tipo de ação foi bem pensada pelo secretário Renato Júnior e equipe, principalmente porque tem o intuito de beneficiar, também, as famílias que moram em locais de difícil acesso da zona rural de Manaus.

“A gente sabe das dificuldades de logística dos ramais e áreas rurais e, infelizmente, a ação social no quilômetro 35 não pôde atender a todos. Muitos não puderam chegar ao colégio, por conta da chuva e da dificuldade dos ônibus entrarem nesses locais. Contudo, essa iniciativa da Semacc, incentivando e ajudando as comunidades a fazer uma feira na própria região, foi muito boa”, reconheceu William Alemão.

Por Assessoria de Comunicação do vereador

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.