William Alemão prepara ação social em apoio a famílias em situação de vulnerabilidade

Ação Social no IASSE - Foto: Assessoria de Comunicação do vereador Wiliam Alemão

A convite do Instituto de Assistência Social, Saúde e Educação (IASSE), o vereador William Alemão (Cidadania), visitou nos últimos dias a entidade que fica localizada na rua Haiti, Cidade Nova, zona Norte de Manaus. Após passar mais de uma hora no estabelecimento, que atende a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade econômica e conhecer projetos como o “Deusa Mãe”, que atinge cerca de 400 famílias carentes do bairro e áreas adjacentes, o parlamentar começou a formatar uma nova ação social, nos mesmos moldes que tem feito em outras áreas da cidade, em apoio ao trabalho realizado pelo instituto.

Em princípio, a ideia é realizar um mutirão de serviços num grande espaço situado na comunidade Carlos Braga. A equipe de Alemão se juntaria aos profissionais que hoje atuam no IASSE e atenderiam às famílias com avaliação bucal, aplicação de flúor, extração dentária e restauração provisória, além de atividades como palestras, serviços oftalmológicos (olhos), exame preventivo, vacinação contra gripe, testagem rápida para doenças, corte de cabelo, pintura, brincadeiras e até expedição de documentos.

“Gostei muito do trabalho social que o instituto faz para essas pessoas e, como vereador, me sinto na obrigação de poder ajudar. É uma parceria que visa, não somente ampliar os serviços, mas manter a entidade firme nesse propósito de atender e ocupar lacunas ainda deixadas pelo poder público na assistência diária às famílias”, afirma William Alemão.

Ação Social no IASSE – Foto: Assessoria de Comunicação do vereador Wiliam Alemão

O IASSE é formado por uma equipe de 25 profissionais que atuam juntos há quatro anos e de forma voluntária, tendo como atividade principal, a realização de serviços de assistência social sem alojamento.

As 400 famílias cadastradas na organização social (OS) são acompanhadas por psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros obstetras e outros. Aproximadamente 100 delas precisam e são assistidas com cesta básica, entregues por meio de um convênio com o programa Mesa Brasil, que é disponibilizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).

Durante a visita, William Alemão acompanhou atividades como aulas de violão e recreativas, realizadas para crianças, além de artesanato e design de sobrancelhas, direcionados aos pais. A instituição sobrevive de doações e mantém uma busca incessante atrás de parcerias que possam mantê-la em plena atividade.

“Quando a gente chama um parlamentar que se sensibiliza com a causa, é com o intuito de buscar parceria. E William Alemão se sensibilizou com o trabalho, com a possibilidade de realizar eventos juntos, para poder levar mais serviços à comunidade. Com a proposta dele, a gente sinalizou para uma grande ação, para que mais comunitários sejam atendidos. A partir daí, abrir um leque que possibilite até o direcionamento de uma emenda parlamentar para o instituto, quem sabe”, informa o educador ambiental voluntário Jorge Lobato, 55, que é esposo da diretora-presidente do IASSE, Dory Lobato, e servidor público do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Deusa Mãe
O projeto Deusa Mãe visa estimular as matriarcas das 400 famílias a confeccionar material de artesanato, de renda e pelúcia. Elas aprendem tudo, por meio de cursos oferecidos gratuitamente pela própria entidade.

“Muitas dessas mães têm um lado social importante, porque vêm de violência doméstica. Aqui, elas são valorizadas e incentivadas a viver de forma digna; são valorizadas”, afirma Lobato.

Enquanto as senhoras aprendem a fazer trabalhos que visa gerar renda para elas, os filhos delas participam de recreação, oficinas educativas, artes plásticas e aulas de violão.

“É uma forma de manter ambos aqui conosco. Na atividade de artes plásticas, por exemplo, trabalhamos com aproveitamento de resíduos recicláveis. Já em relação às aulas de música, temos uma sala só para que a meninada aprender a tocar violão, com professores experientes e sem pagar nenhum centavo por isso”, ressalta o educador ambiental. “Caso queira fazer parte dessa corrente do bem, você também pode realizar doações, em qualquer quantia, via pix pelo número (92) 99376-8366, ou na conta corrente 250.082-5, Banco Sicob”, acrescenta Lobato.

Excursão
Ainda no campo do meio ambiente, também ficou acertada que o vereador irá disponibilizar a van personalizada que ele utiliza para atender as pessoas nos bairros, numa excursão pedagógica, cujo destino poderá ser o Museu da Amazônia, localizado no bairro Cidade de Deus, zona Leste, ou o zoológico do Cigs, no São Jorge, zona Oeste.

Por Assessoria de Comunicação do vereador

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.