William Alemão destaca esforço da Suframa em apoiar projetos voltados para o agronegócio

Foto: Assessoria de Comunicação do vereador William Alemão

O presidente da 10ª Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Câmara Municipal de Manaus (Conticdetre/CMM), vereador William Alemão (Cidadania), participou nesta sexta-feira (26/11), da palestra Desenvolvimento Sustentável e Oportunidade de Negócios na Área de abrangência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

O evento foi realizado no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), na zona Centro-Sul da capital amazonense, com o objetivo de apresentar as medidas que a autarquia tem tomado para o próximo ano, com vistas à recuperação econômica dos estados que integram a Amazônia Brasileira.

Nessa lista de assuntos importantes para a região constam discussões aprofundadas sobre mineração, óleo e gás, além de projeto que interliga digitalmente grande parte da Amazônia via cabos ópticos, e, principalmente, os novos investimentos que visam atender ao agronegócio.

Foto: Assessoria de Comunicação do vereador William Alemão

Todos esses assuntos têm sido abordados nos últimos meses pelo superintendente da Suframa, general Algacir Polsin, e foram destacados por William Alemão como primordiais para a retomada da economia como um todo.

“Eles (a Suframa) têm feito várias reuniões internacionais. Dentro dessas medidas tomadas, já anunciaram que irão dar apoio ao agronegócio, com a concessão de 265 lotes de terra para a implantação de projetos voltados principalmente a empresas que atuam com o agronegócio”, informou o vereador.

Quantos aos recursos destinados ao setor, a preocupação é que sejam distribuídos da forma mais transparente possível, segundo lembrou o presidente da Conticdetre.

“A Suframa tem buscado os recursos, mas deixou bem claro que só irá liberá-los para empresas da zona rural de Manaus, com o acompanhamento da Procuradoria Geral do Município (PGM), para que não haja nenhum tipo de desvio de verba. O intuito é levar dignidade para o povo do campo”, destacou o parlamentar.

Além de William Alemão e Algair Ponsin, a mesa do encontro foi composta pelas seguintes autoridades: coronel José Edson Almeida, do Comando Militar da Amazônia (CMA); Petrucio Magalhães, secretário de Estado da Produção Rural; Aderson Frota, presidente do sistema Fecomércio/Sesc/Senac; Radyr Gomes de Oliveira Júnior, secretário da Semtepi; capitão de Mar e Guerra Wilson Soares F. Nogueira, do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

CBA
Outro assunto abordado foi a situação do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), cujo objetivo é criar alternativas econômicas mediante a inovação tecnológica para o melhor aproveitamento econômico e social da biodiversidade amazônica de forma sustentável.

Mesmo funcionando como local de excelência, numa área construída de 12 mil metros quadrados, o complexo não tem cumprido totalmente o papel que lhe foi atribuído, justamente pela falta de novas indústrias e escassez de investimentos no setor.

“Foi uma apresentação muito boa, inclusive, sobre o CBA, que fica à frente do Hospital Adventista. Sobre o centro, eles foram enfáticos ao afirmar que possuem uma Ferrari, mas não podem abrir a porta da garagem para que o carrão saia, porque não tem por onde o mesmo andar. Ou seja, não tem nem a matéria prima nem a indústria para aplicar”, sintetizou William Alemão.

Por Assessoria de Comunicação do vereador

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.