O Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, possui um quadro profissional formado por bombeiros, policiais civis e militares e profissionais de saúde. Atividade como monitoramento do sistema prisional, acompanhamento de operações policiais e o resgate de pessoas para atendimento médico na capital ganharam maior dinamismo com o DIOA.
Este ano, a equipe aérea participou de nove grandes operações policiais na capital, além de ações no sistema prisional e o resgate de pessoas para atendimento emergencial hospitalar.
Mas para além dessa equipe multiprofissional, a unidade desenvolve suas atividades com três helicópteros e três aviões. Entre os veículos estão dois modelos diferentes de helicópteros, são eles os dois Esquilo B3+ e o Schweizer S-300. Já entre os aviões, são as aeronaves Petrel, o Baron e o Cherokee, conheça cada um deles, com explicação do gerente de segurança operacional do DIOA, delegado Edval Cortês.
Helicóptero Esquilo B3+
Conhecidos como Águia 01 e Águia 02, os helicópteros Esquilo possuem uma velocidade média de 210 km/h. Estas aeronaves podem sobrevoar por três horas ou por cerca de 460 km (em linha reta) sem abastecer. Elas aguentam, aproximadamente, 414 kg de bagagem, combustível e pessoas, sendo a capacidade máxima, de seu bagageiro, 92 kg e de pessoas a bordo 5. São as aeronaves mais utilizadas do DIOA, geralmente, empregadas em atividades de remoções aeromédicas e de ação policial.
Helicóptero Schweizer S-300
O Águia 03 é um helicóptero menor que o Esquilo, ele é utilizado como plataforma de observação e também na instrução de pilotos. Esta aeronave possui uma velocidade média de 170 km/h e pode sobrevoar por três horas ou por 310 km (em linha reta) sem abastecer. A capacidade máxima de passageiros é de duas pessoas e o bagageiro dela também é menor, apenas 30 kg.
Avião Petrel
O Águia 04 é um avião experimental utilizado como plataforma de observação. A velocidade média deste avião é cerca de 160 km/h. Essa aeronave pode sobrevoar por três horas ou 463 km (em linha reta) sem abastecer. Quanto ao bagageiro, este possui uma capacidade máxima de 30 kg e pode transportar apenas duas pessoas.
Avião Baron
O Águia 05 é o avião Baron. Utilizado para transporte de tropa, carga e remoções aeromédicas. Além do piloto, esse avião pode transportar mais cinco pessoas. O bagageiro deste modelo é o maior: 180 kg. A velocidade máxima dessa aeronave é de 333 km/h, e ela pode sobrevoar por quatro horas ou cerca de 1300 km (em linha reta) sem abastecer.
Avião Cherokee
A nossa última aeronave é o avião Cherokee. Assim como o anterior, ele também é utilizado para transporte de tropa, carga e remoções aeromédicas, porém, tem um bagageiro menor (40 kg) e a capacidade máxima de passageiros também, somente três pessoas e o piloto. Esse modelo sobrevoa, sem abastecer, uma distância de 1100 km (em linha reta). Tem a maior autonomia entre todas as aeronaves da unidade. São cinco horas no ar, sem precisar abastecer.
Fonte: Secretaria de Segurança Pública