WhatsApp: as 5 maiores novidades do aplicativo em 2021 até agora

Mensageiro liberou várias funções muito aguardadas de janeiro até julho deste ano

WhatsApp liberou funções muito esperadas até agora — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

O WhatsApp lançou neste ano algumas funções muito aguardadas e que têm feito sucesso entre os usuários no app. Entre elas estão a possibilidade de enviar fotos temporárias de visualização única e de efetuar pagamentos pelo mensageiro para Android e iPhone (iOS). Outras mudanças, como parar de notificar as conversas arquivadas, receberam opiniões mistas dos usuários. Na lista a seguir, relembre as principais novidades lançadas no WhatsApp em 2021 até agora.

  1. Silenciador de conversas arquivadas

O recurso “Manter as conversas arquivadas” permite que os chats arquivados permaneçam ocultos mesmo que novas interações aconteçam no mensageiro. Desse modo, caso você receba uma nova mensagem em uma conversa arquivada, não receberá notificação, e o chat não aparecerá no topo das conversas recentes.

Para aderir à função, basta ir até a seção “Conversas”, nas configurações do próprio WhatsApp, ou pelo menu de opções presente na lista de bate-papos arquivados. Vale lembrar que as conversas só permanecerão silenciadas se o recurso estiver habilitado. Caso a configuração esteja desativada, as conversas continuarão aparecendo em sua tela inicial quando chegarem novas mensagens.

  1. Fotos de visualização única

O WhatsApp liberou na primeira semana de agosto o envio de fotos e vídeos de visualização única no mensageiro. O recurso possibilita compartilhar mídias que desaparecem automaticamente após o destinatário visualizá-los no bate-papo, não sendo possível revê-las.

É importante destacar que o WhatsApp não avisa ao remetente se destinatário tirar um print da imagem, ou até mesmo gravar a tela durante a visualização da mensagem. Por isso, é válido estar sempre atento ao tipo de mídia que se deseja enviar com o recurso.

  1. Aceleração dos áudios

Em maio, o WhatsApp liberou uma função para acelerar mensagens de voz em até 1,5 ou duas vezes. Para isso, basta abrir a conversa e apertar play na mensagem recebida. Assim que a reprodução começar, a marcação de “1x” estará visível no lugar da foto do contato. Essa é a indicação de que a velocidade está normal. Basta tocar sobre o “1x” para acelerar a reprodução para 1,5 e, depois, pressionar novamente para aumentar para 2 vezes.

Vale ressaltar que todas as outras mensagens de voz enviadas na sequência pelo contato ficarão com mesma velocidade, automaticamente. Por isso, não é necessário fazer o passo a passo todas as vezes em que um novo áudio for recebido.

  1. Transferência de dinheiro

O serviço está disponível desde o início de maio e permite realizar recebimentos, transferências e também cobranças de valores diretamente pelo app. Os pagamentos são feitos pelo Facebook Pay e administrado pela Cielo no Brasil. Vale também ressaltar que não são cobradas taxas de transferência pelo WhatsApp ou Facebook, mas podem ocorrer tarifas de utilização entre os bancos.

Desse modo, para enviar quantias a contatos próximos no WhatsApp, é necessário configurar o Facebook Pay no app. Feito isso, basta tocar sobre o clipe de anexar em uma conversa. Depois, em “Pagamentos”, adicione o valor desejado para enviar ou pagar. É importante lembrar que também é possível enviar ou solicitar pagamentos nos grupos. Nesse caso, todos os participantes do grupo terão acesso às informações sobre a transferência, incluindo o valor. Além disso, não é possível realizar transferências pelo WhatsApp Web ou WhatsApp para computador.

  1. Chamadas de vídeo e voz pelo computador

No início de março, o mensageiro viabilizou um recurso que permite fazer ligações por áudio ou vídeo diretamente pelo computador. A ferramenta está disponível no programa do WhatsApp para Windows e macOS. Até então, somente usuários do aplicativo para smartphone conseguiam fazer chamadas de voz. Por ora, a função não está disponível no WhatsApp Web pelo navegador nem para chamadas em grupo.

O desempenho do serviço é semelhante à versão para celulares. Os ícones de chamada se encontram na parte superior da tela, próximos ao nome de contato. Ao selecionar um dos botões, o usuário inicia a ligação. Vale ressaltar que as chamadas de voz e vídeo do WhatsApp são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta. Também é possível alterar o tamanho da janela da ligação de vídeo na tela do PC, sendo configurada no modo retrato ou paisagem. Além disso, você pode deixar a chamada em primeiro plano para usar o computador durante a ligação.

Por Luiza Loubak, para o TechTudo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.