Venda de itens de mercearia básica cai pelo 7º mês seguido em todo Brasil

Em novembro, na comparação com novembro do ano passado, itens de Mercearia Básica como óleo, registrou queda de -30,1% no faturamento, leite -15,4% e café -15,4%

Arroz foi um dos itens de mercearia básica que registrou queda nas unidades vendidas em 3,3% - Foto: jcomp/Freepik

O mês de novembro de 2023 apresentou o menor crescimento de faturamento do ano no varejo alimentar. É o que aponta o estudo mensal da Scanntech, líder em inteligência de dados para o varejo. Pelo sétimo mês seguido, a Mercearia Básica, continua apresentando retração no faturamento do setor e pelo 4º mês consecutivo em vendas unitárias. A cesta registrou queda de 9,3% do faturamento, e de 5,6% das unidades vendidas, mesmo diante de uma retração de preços de 4,0% no paralelo com 2022.

Assim como aconteceu em setembro deste ano, quando as altas temperaturas foram registradas no Brasil, as bebidas lideram como o maior crescimento no faturamento em relação ao mesmo mês do ano passado. Itens como cerveja e refrigerantes subiram 7,9% e 12,4%, respectivamente. Outro fator que contribuiu com o resultado foi a Black Friday onde a categoria de bebidas foi a que mais cresceu no período. Na oportunidade, o consumidor buscou promoções como café em cápsula (33,5%), vinho (15,3%), espumante (9,2%).

De forma geral, em novembro, a análise de faturamento por estados aponta que Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo tiveram o maior crescimento em faturamento, acompanhada de perto pelo estado de SP, com 3,5% e 3,1% respectivamente. A média nacional foi 2,4%, porém as regiões sul e centro-oeste, ficaram abaixo da média nacional com 0,9% e 1,3%.

Em novembro, na comparação com novembro do ano passado, o brasileiro consumiu menos óleo (-30,1%), leite (-15,4%) e café (-15,4%). “Em novembro, os supermercados menores foram os mais impactados, registrando uma queda de 0,04% na quantidade de unidades vendidas e um incremento do faturamento de apenas 0,5% em relação a 2022. Como comparação, as vendas unitárias do varejo alimentar nacional cresceu 1,7% no mês de novembro e o faturamento 2,4%. Dezembro é um mês de forte crescimento das vendas com as celebrações das Festas de Fim de Ano”, destaca Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, que lembra ainda que no acumulado do ano, o setor está crescendo quase 7% em faturamento.

Sobre a Scanntech

Usada por 8 em cada 10 top varejistas e por mais de 180 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo e da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados, ticket a ticket, de R$ 680 bilhões do varejo alimentício brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 40 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.

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