Vatapá da Casa Paraense é a estrela da ceia de Natal; confira a receita

Prato regional completa o famoso e premiado “X-tudo paraense”

Foto: Divulgação

O restaurante premiado do Amazonas, Casa Paraense, revela o segredo para fazer um vatapá inesquecível para servir a amigos, familiares e convidados na ceia de Natal. A delícia que completa o “X-Tudo paraense”, e que abocanhou o título de campeão da 16ª Edição do Brasil Sabor deste ano, é líder de pedidos no estabelecimento.

O vatapá presente em qualquer comemoração no Amazonas ou Pará pode ter toque amazonense (a base de pão) ou paraense (a base de trigo). A escolha dependerá sempre do paladar dos convidados. Para a empresária Zuleide Nogueira, que comanda a cozinha da Casa Paraense, preparar o clássico vatapá para as comemorações é um momento especial, de relembrar todas as dicas que aprendeu ainda na adolescência.

“É um prato que todo mundo se delicia, gosta de fazer, seja na noite de Natal e/ou de Ano-Novo, aniversários ou em uma data especial. O importante é prestigiar o prato com a cara da Amazônia”, destaca Zuleide.
Zuleide Nogueira

E, para quem deseja presentear os convidados com uma receita memorável, a Zuleide revela os ingredientes e o passo a passo da receita.

Para os ingredientes, Zuleide indica:  

Foto: Divulgação
    • 1 kg de camarão (descascado);
    • 1 garrafa pequena de leite de coco;
    • 1 garrafa pequena de dendê;
    • seis pães franceses ou seis xícaras de trigo;
    • cheiro-verde,
    • pimenta de cheiro,
    • pimenta murupi,
    • cebola,
    • alho a gosto
    • tomate a gosto
    • azeite de oliva a gosto

Ela antecipa as primeiras dicas:

“Se o camarão não estiver descascado, tire toda a casca dele. Se quiser, guarde as cascas e as cabeças. Se preferir as cascas, leve junto das cabeças até um liquidificador e bata com um pouco de água”.

Na versão paraense, bata as cabeças e as cascas do camarão com as seis xícaras de trigo no liquidificador, durante 5 minutos. Em seguida, coloque na panela para iniciar o preparo da massa. Quando iniciar a fervura, mexa sem parar em fogo médio para baixo. Em outra panela refogue as verduras com azeite de dendê e os camarões e em seguida coloque na panela com a massa e continue a mexer. Este é o momento para acrescentar o leite de coco, dendê e finalizar com cheiro verde ou apenas salsinha.

Atenção para uma nova dica:

“Caso engrosse demais, acrescente um pouco de água ou leite de coco”.

Na versão amazonense, bata o pão no liquidificador junto da casca e cabeça. Misture bem para que fique homogêneo. Sempre mexendo.

“A dica da Casa Paraense é refogar o camarão e as verduras numa frigideira junto do óleo de dendê e azeite de oliva a gosto. Adicione na panela os camarões refogados, e misture até engrossar o vatapá. Coloque o leite de coco a gosto na panela e veja o ponto do vatapá de sua preferência. Se estiver no seu ponto, sirva com um arroz branco, farofa e a proteína de sua preferência. Pronto, agora é só deliciar o vatapá com o gosto da Casa Paraense. Feliz Natal”, explicou Zuleide.

Encomenda

Para o público que prefere não cozinhar nas festas de fim de ano, a Casa Paraense ainda está aceitando encomendas para as ceias de Natal e Ano-Novo. Do vatapá à maniçoba paraense, o cliente pode encomendar os pratos regionais pelo telefone (92) 99159-2896.

Sobre

O restaurante Casa Paraense completou 4 anos de história no último dia 17 de novembro. O empreendimento de alimentação fora do lar criou o “x-tudo paraense”, tendo como resultado o primeiro lugar na etapa regional da 16ª edição da Premiação Brasil Sabor. A casa está presente no Amazonas e no Ceará, e conta cinco unidades, sendo três em Manaus, uma em Parintins e em Fortaleza (CE).

Maiores informações pelo site: https://www.restaurantecasaparaense.com/ .

Máquina Agência

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.