Varejo alimentar desacelera e mês de novembro é o pior do ano

Mesmo em um mês de Black Friday, todos os canais continuam desacelerando

Foto:Divulgação

Segundo o levantamento do Radar Scanntech de novembro, o varejo alimentar continua crescendo em valor e caindo em unidade, reafirmando o resultado dos meses anteriores que vêm mostrando a desaceleração de crescimento em vendas ao longo do ano em todos os canais do País.

“Realmente preocupa o cenário ao longo do ano, onde observamos consistentemente uma desaceleração dos crescimentos, aumentando a cada mês o gap em relação à inflação, ou seja, em valores reais os autosserviços alimentares estão caindo mais a cada mês”, explica Tiago Vavassori, gerente da Scanntech responsável pelo Radar.

De acordo com o estudo, no acumulado de 2021 o crescimento das vendas em valor (+5,2%) segue abaixo da inflação e com retração em unidades (-7,4%), e o mês de novembro teve crescimento ainda menor (+2,5) que os demais meses no ano, enquanto a queda (-6,6%) em unidades ameniza quando comparado com a média de 2021 (-7,4%).

As regiões Norte (+6,3%) e Sul (+6,3%) são as que têm maior crescimento de vendas em valor, enquanto São Paulo destoa das demais regiões, com crescimento acima da média nacional no Atacarejo regional (+10,9%) e o menor crescimento no formato Supermercados (+2,5%).

O que os brasileiros estão levando para casa?

De acordo com Vavassori, o estudo revela que a frequência de loja teve queda pelo segundo mês seguido quando comparado à 2020. “Por outro lado, o ticket médio em valor segue estável, mas com o aumento dos preços no ano, reafirmando que os consumidores continuam gastando mais e levando menos produtos para casa”.

Entre as top 20 categorias com maior crescimento em valor, o destaque de novembro vai para Óleo, Arroz, Café Moído, Açougue, Aves e Açúcar, impulsionado pelo aumento de preços, já que em unidades apresenta retração. Apenas Chocolate, Petiscos Snacks e Energéticos crescem em unidades.

Já as top 20 categorias de maior retração são: Cerveja, Eletrodomésticos e Álcool em Gel, que contribuem (62,9%) para a queda. “A diminuição da pandemia e maior sensação de segurança sanitária, impactaram diretamente essas categorias com o consumo fora de casa, a permanência da abertura dos bares e restaurantes, e claro, a vontade maior dos brasileiros de se divertirem ao ar livre.  Já em categorias como Eletro, a inflação do País contribui diretamente com o consumo ao diminuir o poder de compra dos brasileiros”, afirma Tiago.

Black Friday 2021  

O Radar Scanntech de novembro revela que as vendas no varejo alimentar foram fracas mesmo em um mês que possui uma semana de destaque diante das oportunidades de consumo na Black Friday, vendendo 38% acima da média das demais semanas do ano. O estudo revela que metade das categorias historicamente mais buscadas neste período tiveram vendas mais fracas (-4%) quando comparado com o ano de 2020, enquanto algumas novas categorias aparecem como destaque, crescendo (+142%), conforme a tabela abaixo:

Texto  Descrição gerada automaticamente

“Mesmo assim, observamos que, no geral, as vendas não foram satisfatórias, e a Black Friday deste ano não surpreendeu o varejo, vendendo menos (-1,7%) que o ano de 2020, refletindo também a atual situação econômica do Brasil”, conclui Tiago.

Sobre a Scanntech

A Scanntech é uma plataforma de dados granulares e acionáveis, que aumenta a eficiência do Varejo, orientando através de inteligência de mercado decisões como comparação de preços, ajuste de mix de produtos e criação de ofertas e promoções de forma ágil e precisa.

Com 29 anos de experiência, a Scanntech conta com mais de 500 colaboradores em mais de 5 países. No Brasil desde 2013, a plataforma da companhia possui uma cobertura de mais de 24 mil lojas, incluindo 400 das top 500 redes do País. www.scanntech.com.br

Por Paula Ires/DFREIRE Comunicação e Negócios

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