
Após cinco dias de intensas buscas, os destroços do avião de matrícula PT-JCZ foram finalmente localizados na tarde de quarta-feira (25), feriado de Natal, no município de Manicoré, interior do Amazonas. A estrutura da aeronave foi encontrada em uma área de floresta densa e de difícil acesso.
De acordo com as autoridades locais, foram confirmadas duas mortes: o piloto Rodrigo Boer e o passageiro Breno Braga Leite.
Vídeos divulgados após a confirmação do encontro dos destroços do avião mostram equipes das forças de segurança estadual e Força Aérea se deslocando para a remoção dos corpos, que estavam em uma região de mata fechada.
No final da tarde desta quarta-feira, os corpos das vítimas foram encaminhados para o necrotério do hospital de Manicoré, que fica a 332 quilômetros de Manaus.
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou o fim das buscas pela aeronave desaparecida no Amazonas após uma equipe terrestre encontrar o local do acidente. De acordo com a Prefeitura de Manicoré, os destroços foram localizados cerca de dois quilômetros da Comunidade Bom Jesus, na estrada Igarapé Grande, em uma área de difícil acesso.
Segundo a FAB, as operações de busca, que começaram no sábado (21), totalizaram mais de 18 horas de voo e cobriram uma área de aproximadamente 2.594 km². A Força Aérea informou, ainda, que utilizou duas aeronaves, o SC-105 Amazonas e o H-60 Black Hawk, para realizar as missões de busca, após a notificação do desaparecimento no dia 20 de dezembro.
A FAB esclareceu que o avião não tinha plano de voo registrado e não foi detectada pelos radares. O último sinal do GPS Garmin do piloto indicou uma posição ao sudeste de Manicoré.
As buscas pelo avião desaparecido também contaram com o apoio das equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Na véspera de Natal, o governo estadual informou o envio de uma nova equipe de bombeiros, equipada com cães farejadores, para reforçar as buscas.
O piloto Rodrigo Boer Machado, de 29 anos, natural de Fernandópolis (SP) e residente em São José do Rio Preto (SP), foi uma das vítimas do acidente aéreo. Ele havia viajado ao Amazonas a trabalho, mas não forneceu detalhes sobre a missão.
A investigação do acidente foi assumida pelas autoridades policiais e o Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), com apoio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que dará início ao processo de coleta de dados e análise da ocorrência.
Segundo a Força Aérea, o resultado final da investigação será disponibilizado no Painel SIPAER, por meio do site do CENIPA.
O caso
O desaparecimento da aeronave ocorreu próximo à comunidade Boca do Rio, a cerca de 7 km da sede de Manicoré, mas a localização exata ainda não foi confirmada devido à dificuldade de acesso na região.
Uma das moradoras da comunidade contou à Prefeitura de Manicoré que, por volta das 8h da sexta-feira, ouviu um barulho estranho vindo da aeronave que sobrevoava o local. Segundos depois, ela relata ter escutado um forte estrondo.
“A gente estava tomando café, o avião vinha com uma ‘zoada’ estranha e esse avião saiu passando. Eu falei para o meu marido: ‘olha esse avião, parece que está falhando’. Eu fui olhar e, quando levantei da mesa, só ouvimos o estrondo”, relatou a moradora, identificada apenas como Raimunda.
O piloto
Rodrigo Boer Machado, de 29 anos, era natural de Fernandópolis (SP) e morador de São José do Rio Preto (SP). Piloto profissional, ele viajou ao Amazonas a trabalho e estava a caminho de Manaus, partindo de Porto Velho (RO), quando o avião desapareceu.
A família informou que ele não deu detalhes sobre a missão que realizaria na região. O corpo de Rodrigo foi encontrado entre os destroços da aeronave.
A Prefeitura de Manicoré, em nota, lamentou profundamente a tragédia e expressou solidariedade às famílias das vítimas, o piloto Rodrigo Boer e o passageiro Breno Braga Leite.
“Neste momento de dor, a gestão municipal se coloca à disposição para oferecer o suporte necessário às famílias afetadas e agradece o empenho de todos os envolvidos nas buscas”, disse o comunicado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/z/4/A8qBJoTkW0nBLaKIR8FA/whatsapp-image-2024-12-23-at-15.56.36.jpeg)