Tradicional Bloco das Piranhas levanta público com pegada sustentável em Manaus

Na sua 44 ª edição, o Bloco das Piranhas movimentou o Podium da Arena da Amazônia com mais de 20 mil foliões, mais de 10h de festa com 15 atrações, em dois palcos

Foto: Marcelo Ramos

Na noite deste domingo (11), Manaus estremeceu com o mais tradicional bloco de Carnaval da cidade: o Bloco das Piranhas, que chegou a sua 44a edição em 2024. Com uma pegada sustentável, com a coleta seletiva de lixo, o evento reuniu mais de 20 mil foliões, mais de 15 bandas que se dividiram em dois palcos em mais de 10 horas de show. Este ano, o bloco fez parte do projeto Rota da Folia Manaus.

Na opinião de um dos organizadores do evento, Arnaldo Neto, o que marca o Bloco das Piranhas é a sua irreverência.

“Você vê pessoas se divertindo com qualidade. Todo mundo deixa seus problemas e curte o Carnaval com segurança e muita alegria. Você vê idosos fantasiados de mulher e isso é uma das nossas marcas. Aqui você pula Carnaval sem preconceito e do jeito que deve ser e a organização é uma das marcas do Bloco das Piranhas”, avaliou.

O evento, que faz Rota da Folia Manaus promovida pela Sintonnia Artística e pelo Grupo Arsenal Service, trouxe em 2024 a pegada sustentável de coleta seletiva que dividiu mais de dez colaboradores do Instituto Mais Saber, com sede no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus.

“Pretendemos recolher 1 tonelada e meia em latinhas de alumínio. Temos mais de dez coletores espalhados pela festa. É importante a gente lembrar dessa parte sustentável e de educação. Manaus, há 10 anos não tinha essa preocupação com coleta seletiva e hoje em dia, tem. Quem trabalha comigo, também já leva este exemplo para casa e sua comunidade”, disse o diretor de gestão de sustentabilidade do Instituto, Jorge Queiroz.

Outro detalhe marcou o projeto Rota da Folia Manaus: não houve divulgação do evento em papel.

“Não fizemos divulgação em flyers, tampouco fizemos os lambe-lambes (pôster colados em locais estratégicos na cidade). Contribuir com a não poluição é importante”, disse o diretor da Arsenal Service, Francisco Emerson.

Apoio ao futuro

Quem marcou presença na Rota da Folia foi a equipe Leviatã, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Um grupo de alunos montou uma barraca de lanches para angariar fundos para a construção de um novo barco da equipe que é movido à energia solar. Eles vão participar de uma competição no Rio de Janeiro.

“Queremos fazer um barco novo. Pretendemos lucrar R$ 2 mil para ajudar a levar a equipe para a competição em junho. Somos a única equipe do Norte que compete com um barco modelo Catamarã”, disse o estudante de engenharia elétrica, Thiago Lacerda, de 24 anos.

Rota da Solidariedade

A Rota da Folia Manaus também marcou o carnaval deste ano, incentivando a doação de sangue para ajudar o Hemoam.

“Todos sabemos que no carnaval o estoque do Hemoam sempre fica baixo. Por isso a ideia de ajudar os irmãos que estão passando por problemas de saúde. Na Banda da Raça Rubro-Negra, a torcida doou pela primeira vez, coletivamente. Neste sábado (10), foi a vez da Associação Bloco das Piranhas. Mas a rota da solidariedade continua. Todo dia é dia de doar”, acrescentou Arnaldo Neto.

Programação

A festa contou com dois palcos com os artistas Kelton Piloto, Os Embaixadores, Dennys Salvador, Wilsinho de Cima e Bateria Show, Evandro Jr & SambaXote, Claudinho Dias, Guto Lima no Palco 1 e Rogerinho da Bahia,  Vai Garotão, Banda de Carnaval Vem Folia, Bagaceiros do Forró, Vanessa Auzier, Banda Marrakesh, Daniel Trindade, no Palco 2.

Os intervalos foram comandados pelos DJs: Luciano Mateus, Layla Abreu, Alex Marcks e Toinho.

Tradição

O Bloco das Piranhas, uma das mais antigas e tradicionais festas do carnaval amazonense, completou 44 anos em 2024.

Originado no bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul da capital amazonense, o bloco foi criado em 1981 por um grupo de rapazes sem grandes pretensões, tendo a irreverência como principal inspiração.

A marca registrada do Bloco das Piranhas são os homens vestidos de mulher.

“Mais um Bloco das Piranhas que entra para a história. Graças a Deus, ao apoio dos parceiros e ao público que seguem acreditando na tradição e irreverência da nossa brincadeira de carnaval. Nossos agradecimentos a todos que fizeram parte de tudo isso”, disse um dos idealizadores do Bloco das Piranhas, Marcos Botelho.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.