Team Prodixy do SESI participará de Festival de Robótica no Rio de Janeiro

Equipe da escola Dra. Êmina Barbosa Mustafa está com nova formação e, ao longo de sete anos de existência, acumula premiações nacionais e internacional

Foto: Divulgação

A equipe Team Prodixy, da Escola SESI Dra. Êmina Barbosa Mustafa, de Manaus, participará nos dias 05/08 à 07/08 de 2022, do Festival SESI de Robótica OFF SEASON FIRST Robotics Competition (FRC), no Píer Mauá, no Rio de Janeiro (RJ). A equipe existe há sete anos e, ao longo deste período e com formações que mudam conforme os alunos vão concluindo o Ensino Médio, acumulou premiações nacionais e internacional.

A Team Prodixy atual é formada por 12 integrantes das séries Segundo e Terceiro ano do Ensino Médio. Sendo eles: Ana Duarte (16 anos), Anny Souza (16 anos), Bernardo Benzaquem (16 anos), Emily Brito (16 anos), Davi Emanoel (16 anos), Heloísa Kadota (15 anos), Maria Nunes (16 anos), Mônica Coelho (16 anos), Tuliana Arozio (16 anos), Rogério Almeida (16 anos), Ruam Veras (16 anos) e Sarah Ventura (16 anos). E pelos técnicos Glauco Soprano e Jefferson Italo.

Histórico

A Team Prodixy foi criada em 2016 na escola SESI, em Manaus, no Amazonas, capital que abriga o Polo Industrial de Manaus (PIM).

Os primeiros integrantes tinham vontade de formar um time competitivo, com integrantes que, além de tirar boas notas, tivessem um comportamento exemplar para os outros alunos.

Segundo a equipe, com todo o sistema de indústrias do PIM, eles imaginavam pensando como seria o “futuro”. Foi assim que a robótica começou a tornar-se uma chave na produtividade aumentando a competitividade desse ramo.

Desde, então, começaram a participar de competições regionais e nacionais. A primeira delas foi a FIRST LEGO League, em que ao longo de três temporadas conquistaram duas premiações e duas classificações para a etapa nacional.

Com a chegada da FIRST TECH Challenge (FTC)  ao Brasil, o time teve a oportunidade de participar de sua primeira edição no país. Conquistaram o Connect Award que é concedido à equipe que mais se conecta com a sua comunidade local, levando os conceitos STEAM e os princípios da FIRST.

Para as temporadas seguintes, desenvolveram projetos que pudessem impactar a nossa comunidade de forma significativa, sendo eles o “Biblioteca sem Fronteiras”, “Oficina maker”, “Livros que todo mundo deveria ler”, dentre outros. Com isso, conquistaram os troféus de Aliança Vencedora e Dean’s List.

Em 2021, tiveram o primeiro contato do Amazonas com o FIRST ROBOTICS COMPETITION (FRC), através do off season 2021.

“E neste ano de 2022, o Brasil receberá sua primeira competição nacional de FRC, onde estaremos indo competir durante o mês de agosto  em Pier Mauá no Rio de Janeiro. E sem dúvidas, com os 7 anos de equipe, o crescimento profissional foi consequência, por isso, queremos levar toda essa representatividade de nossas origens e inspirar novas pessoas”, diz o professor responsável pela equipe, Glauco Soprano.

Você pode acompanhar o desempenho e trabalho da Team Prodixy por meio das redes sociais disponíveis:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.