AUTOCOM 2024 apresentou aplicações de IA no autoatendimento e novas formas de pagamentos digitais

O novo varejo segue em busca de mais agilidade, segurança e praticidade para melhorar a experiência do cliente

Foto: Divulgação

A 24ª edição da AUTOCOM, maior feira internacional de tecnologia para o comércio e serviços da América Latina, realizada na semana passada em São Paulo, recebeu 25% a mais de visitantes que o ano passado, que por sua vez, já tinha batido o recorde da última edição ocorrida em 2019. A área de exposição também foi ampliada para abrigar as mais de 200 marcas expositoras. A 1ª edição da AUTOCOM Innovation Summit recebeu 600 pessoas durante os três dias de evento.

“Neste ano, pudemos conferir que a aplicação de IA no autoatendimento e as novas formas de pagamentos digitais estão por toda a parte. A tecnologia em busca de novas experiências para o cliente, como agilidade e segurança vão tornar o comércio varejista ainda mais eficiente”, informa Paulo Eduardo Guimarães (Peguim), presidente da AFRAC – Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços, realizadora do evento.  “É importante lembrar que essas novidades logo estarão disponíveis para implantação”.

Dentre os destaques da feira, novidades como o pagamento por reconhecimento facial que elimina a necessidade de digitar senhas ou inserir cartões ou o pagamento pelas veias da mão ou de qualquer parte do corpo mostram a importância do segmento de meios de pagamento, sempre em busca de novidades que com rapidez e facilidade vão ajudar no dia a dia do varejista e do cliente. Já no setor supermercadista as balanças de autoatendimento com AI reconhecem o alimento e imprimem as etiquetas do preço, reduzindo assim, as filas para a pesagem dos hortifrutis. Seguindo com o autoatendimento, a tecnologia que faz com que o cliente abasteça o carro e faço o pagamento sem a presença de qualquer pessoa para auxiliá-lo também vão dar mais agilidade à operação.

A AUTOCOM Innovation Summit foi dividida em temas – Inovação, Tributos e Meios de Pagamento. No primeiro dia, sobre o assunto inovação foram discutidos temas, como a questão da tecnologia dos condutores para poder vir girar toda a tecnologia que está sendo implementada em várias áreas, não só no varejo, mas na indústria de pagamentos, IA Generativa e sua aplicação nos PDVs, como a hiper personalização pode ajudar a atender melhor o cliente e o varejo a vender mais e a tecnologia do Android para fazer transações de pagamento. No segundo dia, o debate foi sobre a reforma tributária, sua complexidade e suas implicações no setor. Os aspectos legais e práticos das mudanças fiscais. No último foram abordadas as tendências e tecnologias emergentes no segmento de meios de pagamento para o varejo moderno.

Os líderes das principais associações setoriais do varejo e que representam o comércio e serviços – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Brasileira para o Comércio e Serviços (AFRAC), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL) e Associação Brasileira de Automação (GS1), se reuniram no evento para falar sobre os rumos do setor. Juntas são responsáveis por 80% das empresas ativas no país, 73% do PIB, 65% das operações de débito e crédito, e ainda, pela geração de mais de 27 milhões de empregos diretos.

Mercado

O setor de automação comercial no Brasil movimenta anualmente cerca de R$ 159 bilhões. Segundo a AFRAC, o setor está crescendo. Em 2023, cresceu 15% em relação à 2022 e este ano, só no 1T24 houve um aumento de 7%. Uma estimativa da associação é de que foram gerados 137 mil postos de trabalho entre 2021 e 2024 (até o momento). É esperado um crescimento maior com a introdução da Inteligência Artificial – IA. Entre as funções mais procuradas, estão Programador (diversas linguagens), Suporte Técnico, Analista de Dados, Administração de Banco de Dados, Arquiteto de Solução, Cientista de Dados e Especialista em Infraestrutura de Nuvem.

A seguir, um balanço de algumas marcas expositoras sobre a feira:

  • ABRADISTI
    “A participação da Abradisti na Autocom 2024 foi excelente, mais uma vez tivemos um evento muito bom e muito profissional, e contamos desta vez com três empresas associadas em nosso lounge: Agis, FSRental e Mazer. Em 2024, percebemos claramente uma evolução tanto de público como de posicionamento dos expositores, uma diversidade interessante entre empresas de meios de pagamento, fabricantes, distribuidores e canais focados em soluções de automação comercial. O principal aqui é o ambiente da feira, muito favorável ao networking e ao desenvolvimento de novos negócios”. 
    Mariano Gordinho, Presidente-Executivo 
  • Agis
    “A Autocom tem trazido a cada ano que passa uma mudança muito forte de comportamento e de presença de público”, comenta. “Ao longo desses anos, a Feira se transformou em uma Feira efetivamente de tecnologia. Por isso, o canal que participa do evento pode conhecer e explorar diversas soluções e identificar aquela que pode ser melhor trabalhada junto aos seus clientes finais. Assim, ele consegue enriquecer suas ofertas e aumentar as possibilidades para os seus clientes”.
    Dagoberto Bianchi, gerente da Unidade de Negócios de Automação Comercial 
  • Casa do Desenvolvedor 
    “A Autocom 2024 mostrou que o público continua em busca de inovação e novidades. Tivemos uma boa participação do público em nosso estande e conseguimos cumprir com a missão de levar as nossas soluções aos desenvolvedores de software, principalmente a canais e distribuidores de automação comercial, que é o público da feira. Ficamos muito satisfeitos com o estande e com toda a organização do evento! A Casa do Desenvolvedor by TecnoSpeed conseguiu levar uma boa experiência aos nossos clientes, amigos e visitantes durante os três dias de evento. Estamos felizes com os resultados e já na expectativa da próxima edição.”
    Erike Almeida, CEO do Grupo TecnoSpeed
  • Custom
    “Um privilégio participar de mais uma Autocom. Em nosso projeto de crescimento foi fundamental poder mostrar nossa evolução, fortalecendo para os Clientes nosso propósito e foco, com a diversidade de Produtos apresentados. Parte importante deste processo, a Feira nos possibilita um contato direto com Parceiros, Integradores, Clientes e todo nosso ecossistema. Este ano percebemos um público ainda maior, uma gama mais diversificada de Soluções apresentadas e, finalmente, contínuo convencido de que nada substitui o relacionamento presencial”. 
    Isac Berman, gerente Comercial Sênior
  • DIMEP 
    “A feira está sendo um sucesso. Recebemos a visita de boa parte dos principais clientes, e fizemos ótimos novos contatos, para os quais pudemos apresentar nossos planos de crescimento”.
    Leandro Mello, gerente Comercial da divisão Automação Comercial 
  • Efí Bank
    “Mais uma vez, a Autocom é um divisor de águas e o nosso time bebe dessa fonte ao longo do ano. Estamos fechando parcerias importantes por meio de conversas que iniciamos no evento e, por isso, trouxemos mais especialistas da Efí para a feira. Aqui também é uma oportunidade de termos contato direto com nosso público-alvo, que é altamente qualificado e sabe exatamente o que busca. Além disso, recebemos visitas de empresas parceiras no nosso estande e fortalecemos conexões importantes. Com certeza, é mais fácil fazer isso aqui do que combinar nossas agendas online”. 
    Fabíola Souza, coordenadora de Parcerias 
  • Elgin
    “Nossas expectativas foram alcançadas, pois como somos um dos maiores players do setor, estarmos presente em um evento como a Autocom, que oferece oportunidades únicas de networking e apresenta novas tecnologias e soluções inovadoras para o mercado, é essencial para o nosso negócio. De acordo com nosso sistema de contagem de tráfego no stand, tivemos um grande aumento no número de visitas, o que gerou uma série de bons contatos, inclusive de grandes varejistas, com quem já fechamos reuniões para apresentar nossas soluções. Foi muito positivo”.
    Nelson Romero, diretor Comercial 
  • Epson
    Nós trouxemos a TM-88VII como destaque para esse ano, recém-lançada, e que é a mais rápida do mercado de impressoras de ponto de venda. O objetivo do produto é auxiliar os varejistas a terem uma jornada de venda mais rápida, fácil e produtiva. A Autocom faz a ligação de todo o mercado, com desde o cliente final às revendas. É superimportante para a gente fazer o lançamento das novas tendências e mostrar produtos disruptivos para os consumidores. 
    Paulo Ramos, gerente de Produtos 
  • Getnet 
    “A presença da Getnet Brasil em mais uma Autocom reforça nosso posicionamento como marca parceira do cliente. O evento reuniu três pilares fundamentais para o ecossistema do varejo físico: Software Houses, fabricantes de hardware e meios de pagamentos, e nós aproveitamos o espaço para trazer todas as nossas soluções, com destaque para Auttar, nossa TEF House que conecta todos os meios de pagamentos no sistema de gestão das lojas e o Get Tap, tecnologia que permite que qualquer hardware com NFC seja usado como maquininha de cartão. Foi um momento de muita troca, parceria e aprendizado com os maiores players do setor”. 
    Mayra Borges, vice-presidente de Negócios 
  • Linx 
    “Estamos muito felizes em trazer nossas soluções para um público qualificado, levando a oportunidade de conhecer melhor nossas ferramentas, além de expandir nossa distribuição em franquias. Demonstramos uma visão 360 de como nossa operação funciona, com soluções financeiras integradas ao software, agilizando e simplificando tanto para o varejista quanto para o cliente, proporcionando mais segurança no momento do pagamento. Essa proximidade com o público que a Autocom proporciona é extremamente importante e valorizada aqui na Linx” 
    Rogério Vieira, diretor executivo
  • Matera
    Estamos muito contentes com as conexões realizadas no evento. É sempre estratégico estar em contato com outros players importantes do mercado e ter a possibilidade de demonstrar na prática a versatilidade da nossa solução Pix para PDV. Mais uma vez, pudemos contar com a integração com nossos parceiros e apresentar o funcionamento do nosso produto. Nós, da Matera, temos muito orgulho de contribuir para impulsionar a evolução tecnológica no cenário de pagamentos instantâneos, oferecendo experiências de soluções robustas, seguras e inovadoras”. 
    Diogo Meirelles, diretor executivo 
  • Opticon
    “A participação da Opticon na Autocom 2024 foi um sucesso retumbante! Estamos extremamente satisfeitos em ter sido parte deste evento incrível e em poder compartilhar nossas inovações com tantas pessoas interessadas. Desde coletores de dados até etiquetas eletrônicas, nossas soluções receberam um feedback fantástico, com elogios à sua eficiência e simplicidade além da capacidade de impulsionar o crescimento dos negócios. Obrigado a todos que nos visitaram e contribuíram para tornar esta experiência incrível! “
    Jalale Farhat, diretor LATAM 
  • PagBank 
    “O PagBank concentrou seus esforços em estabelecer sinergia com o mercado de automação, mapeando suas dores, necessidades e ambições. O resultado disso se dá através da integração das melhores soluções de gestão para o varejo com a maior rede de aceitação de pagamentos eletrônicos do país para facilitar a vida dos empresários brasileiros. Consideramos a AUTOCOM o local ideal para apresentar o PagBank Parcerias ao público, uma vez que se trata do principal encontro do ecossistema de automação comercial do país, reunindo os maiores fornecedores de tecnologia, canais de venda e varejistas.” 
    Alexandre Magnani, CEO 
  • Stone 
    “Esse ano contamos com a participação de grandes empreendedores, inovadores e líderes visionários reunidos para trocar ideias, experiências e explorar as últimas tendências da Stone. Nosso estande na feira foi um verdadeiro ponto de encontro para todos aqueles que buscam soluções eficientes e inovadoras para impulsionar seus negócios. Comemoramos com muito orgulho o aniversário do Stone Partner Program, que está completando 5 anos de existência. Após ser oficialmente lançado na Autocom, é gratificante poder participar todos os anos desse evento, já consolidados como uma referência no mercado e podendo oferecer aos nossos parceiros novos ferramentas inovadoras para o segmento em que atuam.”
    João Barcellos, diretor de Vendas e sócio da Stone Partner Program
  • Sobre a AFRAC  
    Fundada em 1987, a AFRAC – Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços representa 90% de toda a cadeia produtiva do setor, incluindo entre seus associados os fabricantes de equipamentos de automação comercial, empresas de software, fabricantes de periféricos, distribuidores e revendas, meios de pagamentos, empresas de suprimentos do segmento de papel e de coleta automática de dados e rádio frequência (AIDC/RFID), além de varejistas e demais canais de distribuição. Mais de 84% das transações B2C e 92% de transações de pagamento passam de alguma forma pelas soluções da AFRAC.

Sobre a Francal Feiras  

Maior promotora de eventos de capital nacional do Brasil, a Francal Feiras atua em 15 diferentes setores, conectando a indústria brasileira ao varejo e a importadores dos cinco continentes. Concentra negócios, moda, conhecimento, soluções e serviços para o varejo em total sintonia com as demandas de um setor em constante transformação.

DFREIRE Comunicação e Negócios 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.