Pós COP27: Defensoria promove mesas redondas sobre mudanças climáticas na Amazônia

Voltada para pesquisadores, jornalistas, ativistas e estudantes, programação será realizada nos dias 17 e 18, na sede da DPE-AM, no Aleixo. Inscrições são gratuitas e vagas limitadas

Foto: Evandro Seixas/DPE-AM

A proposta é reunir pesquisadores, ativistas e estudantes para debater sobre o futuro da Amazônia, a partir dos pontos discutidos durante a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27), realizada no Egito, no ano passado. Na ocasião, a DPE-AM foi a primeira e única Defensoria do Brasil convidada a participar da conferência. 

De acordo com o coordenadoria de Projetos e Programas da DPE-AM, o evento será aberto ao público e vai contar com a participação dos defensores públicos Rodolfo Lobo e Isabela Sales, do procurador da República Rafael Rocha, das ativistas indígenas Vanda Witoto e Samela Sateré Mawé, além de jornalistas, professores e pesquisadores da área ambiental no Amazonas e de outros estados. As inscrições podem ser feitas pelos links https://forms.office.com/r/fnAzq6NYtk e  https://forms.office.com/r/ZzWrXPJvKE

“Nosso objetivo é trazer ao debate as experiências obtidas na COP27, apresentando os desafios que percebemos para a Amazônia nesse cenário atual, diante da emergência climática, como a situação das enchentes, da seca e como cada pessoa pode atuar e contribuir para o enfrentamento desses problemas”, explicou Rodolfo Lôbo, coordenador do evento.

Durante os dois dias de programação serão realizadas mesas redondas com os temas “A participação da Amazônia na COP-27”, “Desafios da Amazônia e a emergência climática”, “Desafios do jornalismo perante as mudanças climáticas na Amazônia” e “Atuação estratégica climática na Amazônia”. 

Foto: Evandro Seixas

Confira a programação completa:

17/01 – Amazônia Pós COP27

Abertura: às 14h

Local: Sede da DPE-AM, na avenida André Araújo, 679, Aleixo. 

1ª Mesa: A participação da Amazônia na COP27

Participantes: Rodolfo Lôbo, defensor público; Rafael Rocha, procurador da República; Vanda Witoto, ativista indígena; Samela Sateré-Mawé, ativista ambiental; Karla Giovanna Braga, engenheira sanitarista e ambiental, e José Henrique Bortoluci, doutor em Sociologia e professor da Fundação Getúlio Vargas.

2ª Mesa – Desafios da Amazônia e a emergência climática

Participantes: Anne Moura, política do Amazonas; Maria do Perpétuo Socorro, professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Oleno Matos, defensor público geral de Roraima; e Stélio Dener de Souza Cruz, deputado federal de Roraima. 

Encerramento: 17h

18/01 – Amazônia Pós COP27 

Abertura: às 14h

Local: Sede da DPE-AM, na avenida André Araújo, 679, Aleixo. 

1ª Mesa – Desafios do jornalismo perante as mudanças climáticas na Amazônia

Participantes: Gabriel Veras, jornalista amazonense e cofundador ABARÉ Jornalismo; Marcos Wesley Pedroso, jornalista e coordenador do Tapajós de Fato; Géssika Costa, integrante da Associação de Jornalismo Digital (Ajor). 

2ª Mesa – Atuação estratégica climática na Amazônia

Participantes: Isabela Sales, defensora pública e coordenadora do Polo do Alto Rio Negro, Daniel Pinheiro Viegas, procurador do estado do Amazonas e professor de Direito Ambiental. 

Encerramento: 17h

Por Kelly Melo – DPE-AM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.