Polícia apreende três embarcações em Eirunepé

Decreto restringe transporte fluvial no Amazonas por conta da pandemia do novo coronavírus - Foto: Polícia Civil

A polícia apreendeu em Eirunepé, distante 1.160 Km de Manaus, três embarcações que descumpriam o decreto que restringe o transporte fluvial no Amazonas por conta da pandemia do novo coronavírus que atinge mais de 20 mil pessoas no Amazonas. A ação ocorreu durante uma operação da Delegacia Especializada de Polícia (DIP), no domingo (17).

De acordo com a Polícia Civil, após denúncias recebidas que informavam sobre as embarcações, equipes foram deslocadas ao Porto Foz do Tarauacá e interceptaram uma lancha e um barco que haviam saído do município de Feijó (Acre). No momento da operação, também, foi feita a abordagem em uma balsa que saiu de Manaus.

Após a apreensão, os passageiros foram notificados e orientados a ficar de quarentena nas embarcações. A secretaria de Saúde fez uma triagem inicial com os tripulantes, na qual foi verificado se algum deles estava com sintomas do novo coronavírus. O resultado da triagem foi negativo.

O transporte fluvial de passageiros no Amazonas está suspenso desde março desde ano após o aumento de casos da Covid-19 no estado. Há exceção para situações de emergência e urgência, para transporte de cargas e trabalhadores de serviços essenciais, como saúde e segurança.

No dia 12, o governo do Amazonas anunciou a prorrogação da suspensão do funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais até o dia 31 de maio deste ano.

De acordo com o novo decreto, em caso de descumprimento do decreto, os órgãos do sistema estadual de segurança pública e de fiscalização dos serviços públicos, ficam autorizados a aplicar sanções previstas em lei, relativas ao descumprimento de determinações do órgão licenciador, autorizador e/ou concedente, independente da responsabilidade civil e criminal.

Por G1 AM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.