Pesquisadores desenvolvem sistema capaz de “remover” edifícios de imagens em tempo real

Mecanismo apaga construções virtualmente; tecnologia pode ajudar no planejamento urbano

Sistema de inteligência artificial pode remover virtualmente edifícios de imagens em tempo real. Foto: Reprodução/RESOU

Cientistas da Universidade de Osaka desenvolveram um sistema capaz de remover virtualmente edifícios de imagens ao vivo através de dispositivos móveis, como celulares ou tablets.

O mecanismo transmite, em tempo real, as imagens capturadas no dispositivo para um servidor remoto, usando os chamados algoritmos de redes adversárias generativas (GAN).

“O algoritmo GAN pode produzir imagens que realmente não existem, mas são plausíveis”, explica um dos autores, Tomohiro Fukuda.

Esse tipo de inteligência artificial utiliza duas redes neurais concorrentes: um gerador e um discriminador. O gerador é programada para para criar imagens cada vez mais realistas, enquanto o discriminador é encarregado de distinguir se a imagem existe ou foi gerada artificialmente.

De acordo com os cientistas, a tecnologia pode ajudar nos processos de renovação e planejamento urbano. Isso porque as partes interessadas em um projeto que envolve demolição de edifícios antigos, por exemplo, poderiam “ver” o resultado antes de se comprometerem.

“Nosso método permite que os usuários entendam intuitivamente como será a paisagem futura, o que pode contribuir para reduzir o tempo e o custo para formar um consenso”, explica o primeiro autor Takuya Kikuchi.

Para que todo o processo aconteça em tempo real, a equipe de pesquisadores utilizou um esquema de “segmentação semântica” na imagem de entrada. Dessa forma, o sistema pode classificar imagens pixel por pixel.

O artigo foi publicado no Journal of Computational Design and Engineering.

Por Renata Souza, da CNN em São Paulo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.