Peru amplia estado de emergência na capital e em duas regiões devido a protestos

Estado foi prorrogado por 30 dias, de acordo com um decreto assinado na noite de sábado, após protestos que deixaram mais de 40 mortos

Manifestantes entram em confronto com forças de segurança durante protesto em Juliaca, no Peru, em 09/01/2023 - Foto: REUTERS/Hugo Courotto

A presidente do Peru, Dina Boluarte, prorrogou o estado de emergência por 30 dias na capital e duas regiões do sul, de acordo com um decreto assinado na noite de sábado, após protestos que deixaram mais de 40 mortos.

As medidas estendidas, que concedem poderes especiais à polícia e limitam as liberdades, incluindo o direito de reunião, se aplicam a Lima e às regiões fortemente indígenas do sul de Puno e Cusco. As restrições em Puno, que tem visto confrontos violentos entre manifestantes e policiais, incluem um toque de recolher de 10 dias.

O Peru anunciou pela primeira vez um estado de emergência nacional de um mês em meados de dezembro, logo após o início dos protestos contra a deposição do ex-presidente Pedro Castillo.

Fonte: Reuters

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.