Parceria entre Sedecti e FAS prevê levantamento de comunidades e aldeias indígenas com potencialidades na bioeconomia do Amazonas

Objetivo é realizar um planejamento estratégico de acordo com o diagnóstico de cada mesorregião do Amazonas

Foto: Kevin Sousa

No intuito de realizar um levantamento sobre as potencialidades na bioeconomia e no desenvolvimento sustentável das comunidades e aldeias localizadas no Amazonas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) firmaram parceria por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT).

A assinatura no ACT ocorreu nesta terça-feira (30/08) na Sedecti, localizada na Avenida Urucará, 595, Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus. Participaram da assinatura do documento, o secretário executivo de Desenvolvimento e Gestão Estratégica da Sedecti, Valdenor Cardoso, que representou o titular da pasta, Angelus Figueira, e o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana.

O objetivo do ACT é contribuir para o planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável do Amazonas com foco à promoção de prosperidade em comunidade e aldeias na Amazônia.

Os trabalhos terão como foco a realização do levantamento do quantitativo de comunidades e aldeias nas nove mesorregiões do Amazonas, além de identificar as potencialidades e as atividades relacionadas à bioeconomia nesses locais. A partir daí, serão trabalhadas ações direcionada para a construção do planejamento que visa o desenvolvimento sustentável local. Outros órgãos ligados ao desenvolvimento sustentável local também devem participar das ações.

De acordo com o secretário executivo Valdenor Cardoso é necessário interagir com a FAS na perspectiva ampla de desenvolvimento do processo, e, também, do plano de desenvolvimento estratégico que vem sendo desenhado pela Sedecti com a ajuda de parceiros como a FAS.

“Iremos elaborar um planejamento de ações direcionadas ao desenvolvimento sustentável de comunidades mais distantes do Amazonas. A iniciativa irá ilustrar o sistema de planejamento do Estado, e ainda contribuir com outras agendas, a exemplo da bioeconomia e outras atividades efetivas”, destacou Cardoso.
FOTO: Ramon Arcanjo/Sedecti

Para o superintendente da FAS é importante levantar informações sobre atividades ligadas à bioeconomia e quais as aptidões dos vários locais das calhas de rios do Amazonas.

“Com uma planilha de cálculo podemos mensurar quanto custa trazer a prosperidade para todas as comunidades do Amazonas. Vamos trabalhar um modelo alternativo de desenvolvimento, que não é desmatando”, enfatizou Viana.

Agenda

A próxima reunião entre os dois parceiros está agenda para o dia 9 de setembro de 2022, e terá o objetivo de expor os primeiros resultados sobre os dados referente às comunidades a serem atendidas pela parceria para a construção do planejamento estratégico.

Assessoria de Comunicação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.