O que está em jogo nas duas últimas rodadas do Paulistão

Disputa por vagas restantes para as quartas e briga contra o rebaixamento são destaques; São Paulo, Corinthians, Palmeiras e São Bernardo já estão classificados

Róger Guedes jogador do Corinthians comemora seu gol durante partida contra o Palmeiras no estádio Arena Corinthians pelo campeonato Paulista 2023 - Foto: Ettore Chiereguini/Agif - Agência de Fotografia/Agif - Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

A primeira fase do Campeonato Paulista de 2023 está chegando ao final.

Da 12 rodadas da fase de grupos, dez já foram disputadas, com apenas duas restando para definir os classificados para as quartas de final e os rebaixados para a Série A2 em 2024.

São PauloCorinthiansPalmeiras e São Bernardo já garantiram vaga para as quartas de final, mas muitas outras disputas seguem em aberto para as rodadas finais. Veja o que ainda está em jogo.

Grupo A

Ângelo, jogador do Santos, comemora seu gol na partida contra o Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro / WILIAN OLIVEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Grupo A é o mais embolado do torneio, com todas as quatro equipes participantes com chances de classificação para a próxima fase.

No momento, a liderança é ocupada pelo Botafogo de Ribeirão Preto, com 14 pontos, os mesmos 14 do RB Bragantino. Na sequência aparecem Santos, com 13 pontos, e Inter de Limeira, com 10.

Como o regulamento do torneio não prevê confrontos entre equipes do mesmo grupo, Botafogo e RB Bragantino dependem apenas de si para se classificar para as quartas, caso vençam seus dois jogos.

O Santos tem um ponto a menos, e torce para, além de conquistar pontos, um tropeço de um de seus dois adversários. Já a Inter de Limeira precisa tirar uma diferença de quatro pontos nas últimas duas rodadas caso queira se classificar.

Na disputa contra o rebaixamento, a Inter também precisa ficar de olho. Hoje, a equipe ocupa a 12ª posição na classificação geral do torneio entre 16 clubes, com dois a mais que a Ferroviária, que é a primeira na zona de rebaixamento. Segundo regulamento do torneio, os dois últimos colocados são rebaixados, independente do grupo.

Grupo B

Zagueiro Alan Franco comemora gol em vitória do São Paulo sobre o Santo André por 1 a 0, pelo Campeonato Paulista
Zagueiro Alan Franco comemora gol em vitória do São Paulo sobre o Santo André por 1 a 0, pelo Campeonato Paulista / Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

O Grupo B tem sua situação quase definida. O São Paulo já assegurou vaga nas quartas, com 20 pontos, e pode garantir mando de campo nas quartas na próxima rodada.

Além disso, o clube do Morumbi ainda sonha com a melhor campanha da primeira fase. Para isso, precisa vencer suas duas últimas partidas e torcer para tropeços de Palmeiras e São Bernardo nas rodadas finais.

Com 17 pontos, o Água Santa aparece na sequência do grupo, com cinco a mais que o Mirassol, que está tem terceiro.

O Mirassol precisa tirar esses cinco pontos com apenas seis em disputa nas últimas rodadas.

Com 10 pontos, o Guarani já está eliminado do torneio, e tenta evitar uma queda para a Série A2 em 2024. A equipe está em 11º na classificação geral, com dois pontos a mais que a Ferroviária.

Grupo C

O Corinthians se classificou com tranquilidade no Grupo C, com 18 pontos, tendo o dobro de pontuação do segundo colocado.

Ituano (9 pontos), São Bento (9 pontos) e Ferroviária (8 pontos), disputam a segunda vaga.

Além da certeza de que um deles irá enfrentar o Corinthians, em Itaquera, pelas quartas de final, as três equipes correm risco de rebaixamento no estadual nesta temporada.

Os clubes ocupam respectivamente a 13ª, 14ª e 15ª na classificação geral. Se o torneio acabasse hoje, a Ferroviária estaria na Série A2 em 2024.

Grupo D

Merentiel (à esq.) e Rony comemoram o segundo Gol do Palmeiras contra o Red Bull Bragantino
Merentiel (à esq.) e Rony comemoram o segundo Gol do Palmeiras contra o Red Bull Bragantino / Vinicius Ricardo dos Santos/Onzex Press e Imagens/Estadão Conteúdo

O Grupo D é o único que já tem definido o confronto de quartas de final, quando Palmeiras e São Bernardo irão medir forças.

O Palmeiras tem 24 pontos e o São Bernardo 23. Com duas rodadas faltando, quem terminar na frente fará a partida da próxima fase em casa. Além disso, o líder e vice-líder da classificação geral também disputam quem fica com a melhor campanha desta fase.

Em terceiro na chave, o Santo André, que tem 14 pontos, não briga mais contra o rebaixamento e cumpre tabela nos próximos jogos.

A situação mais delicada dentre as 16 equipes do torneio é a da Portuguesa. Com 6 pontos conquistados, a equipe está na última posição geral, e precisa de vitórias nas últimas partidas para evitar a queda para a Série A2.

Veja as partidas das duas últimas rodadas do Paulistão

11ª rodada

  • Água Santa x Botafogo-SP – 25/02 às 15h
  • Inter de Limeira x Guarani – 25/02 às 16h
  • RB Bragantino x Ituano – 25/02 às 16h
  • São Paulo x São Bernardo – 25/02 às 18h30
  • Santos x Corinthians – 26/02 às 16h
  • Palmeiras x Ferroviária – 26/02 às 18h30
  • Portuguesa x São Bento – 26/02 às 20h40
  • Santo André x Mirassol – 27/02 às 20h

12ª rodada

  • Guarani x Palmeiras – 05/03 às 16h
  • São Bernardo x Água Santa – 05/03 às 16h
  • Ituano x Santos – 05/03 às 16h
  • Botafogo-SP x São Paulo – 05/03 às 16h
  • Mirassol x Portuguesa – 05/03 às 16h
  • São Bento x RB Bragantino – 05/03 às 16h
  • Corinthians x Santo André – 05/03 às 16h
  • Ferroviária x Inter de Limeira – 05/03 às 16h

Fonte: CNN

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.