Núcleo de Empreendedorismo da FST oferece oficina de Declaração de Imposto de Renda para a comunidade

Foto: Reprodução

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) inicia nesta segunda-feira (7/3) e a Receita Federal anunciou algumas novidades para este ano. Dentre elas, o acesso ao documento pré-preenchido em todas as plataformas, e não só pelo e-cac como era antes, e a possibilidade do recebimento da restituição através do pix. Para orientar os contribuintes sobre essas e outras mudanças, o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Faculdade Santa Teresa (FST) promove a partir de segunda-feira (7/3) até quarta-feira (9/3) uma oficina sobre o tema.

Segundo a coordenadora do Núcleo, Joziane Mendes, a iniciativa compõe uma das funções do setor de empreendedorismo e inovação da instituição, que é levar orientação e qualificação ao público externo. “A atividade vai de encontro ao cumprimento de responsabilidade social e de extensão universitária da faculdade”, disse.

A oficina será ministrada pela professora do curso de Ciências Contábeis, Gizelda Santarém. A atividade é direcionada ao público em geral. “A procura pelo curso foi um sucesso e, logo na primeira semana em que as inscrições foram abertas, as vagas foram preenchidas”, destacou.

De acordo com Gizelda Santarém, diferente do que aconteceu em 2020 e 2021, em que o prazo para a entrega da declaração foi ampliado devido à pandemia de Covid-19, neste ano os contribuintes terão menos dias para enviar o documento. O prazo encerra dia 29 de abril.

No curso da FST, diz ela, os participantes vão poder tirar as principais dúvidas sobre o preenchimento do IR, como por exemplo, quem é obrigado a enviar o documento, como os microempreendedores individuais (MEI) devem declarar os rendimentos, assim como as pessoas que receberam o auxílio emergencial, entre outras questões.

É obrigado a declarar imposto de renda quem recebeu rendimentos superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2021. Para declarar, o contribuinte deve baixar o software ou o aplicativo oficial no site da Receita Federal (http://receita.economia.gov.br/) e preencher os campos com as informações solicitadas.

Despesas com educação, moradia e saúde, além de doações de pensões e previdência privada, podem ser incluídas na declaração para dedução de imposto de renda. Não são dedutíveis despesas com pagamentos de cursos de idiomas, dança, esporte, gastos com material escolar, livros e uniforme. A professora da Faculdade Santa Teresa ressalta que  vai comentar também sobre quais os dependentes devem ser incluídos na declaração.

Três Comunicação e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.