NASA anuncia descoberta de ‘espaços habitáveis’ na Lua

Foto: Reprodução | NASA

A NASA, por meio de seu Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO, em inglês), descobriu alguns poços lunares com temperaturas adequadas à vida humana, em torno dos 17 °C. Para efeitos de comparação, a superfície da Lua chega a registrar 127ºC durante o dia e 173ºC à noite.

Os chamados “locais sombreados” foram descobertos em 2009, no entanto, os cientistas buscavam saber desde então se esses locais poderiam ser explorados ou usados como abrigos. O líder da pesquisa, Tyler Horvath, informou que cerca de 16 dos mais de 200 poços se tratam de tubos de lava colapsados.

De acordo com a NASA, tubos de lava, também encontrados na Terra, formam-se quando lava derretida flui sob um campo de lava resfriada ou uma crosta se forma sobre um rio de lava, formando um longo túnel oco. Se o teto de um tubo de lava solidificado desmoronar, ele abre um poço que pode levar ao resto do tubo em forma de caverna.

Dois dos poços mais proeminentes têm saliências visíveis que claramente levam a cavernas ou vazios, e há fortes evidências de que a saliência de outro também pode levar a uma grande caverna.

“Os humanos evoluíram vivendo em cavernas e para cavernas podemos retornar quando vivermos na Lua”, disse David Paige, coautor do artigo que lidera o Diviner Lunar Radiometer Experiment, a bordo do LRO, que fez as medições de temperatura usadas no estudo.

Um dia na Lua dura cerca de 15 dias terrestres, durante os quais a superfície é constantemente bombardeada pela luz solar e frequentemente é quente o suficiente para ferver água. Noites brutalmente frias também duram cerca de 15 dias terrestres.

Tiago Dalvi, CEO e fundador do Olist, fala sobre o aprendizado de atuar em dois países: no Brasil, onde o negócio se consolidou e, ainda assim, busca ampliar o seu portfólio que hoje atende mais de 100 mil pequenas e média empresas, e no México onde desembarcou no início de 2022 com o desafio de iniciar a expansão pela América Latina.

“No México, boa parte das MPMEs também são offline, também são pouco sofisticadas e também têm pouca capacidade de investimento”, afirma Dalvi, que, além de conectar essas empresas a marketplaces, também pretende levar outros produtos do Olist ao mercado digital mexicano.

Fonte: Site Yahoo Brasil

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.