Manaus sedia XII Encontro das Entidades de Economistas da Amazônia Legal

Nos próximos 24, 25 e 26 de novembro, acontece em Manaus o XII Encontro das Entidades de Economistas da Amazônia Legal (Enam). Com o tema “O desenvolvimento regional sustentável por economistas amazônidas”, o evento reunirá, de forma híbrida, profissionais da área da economia, consultores, professores, empresários e estudantes, que debaterão os impactos da atual crise econômica nacional, sobretudo, diante de dois anos de pandemia da Covid-19 que abalou e parou o mundo, e os projetos e ações que podem ser viabilizados, com vistas ao desenvolvimento nos estados da Amazônia.

Para o presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-AM), Martinho Azevedo, entidade organizadora e anfitriã do Enam, é urgente que economistas ampliem os diálogos sobre experiências, projetos e ações que governos e iniciativa privada estão desenvolvendo  para o desenvolvimento regional sustentável. “Com esse atual cenário, ainda pandêmico e de impactos negativos generalizados, nós, profissionais da ciência da economia, não temos o direito da escolha. Ou vamos adiante ou retrocederemos. Assim, os Corecons da Amazônia se unem nesse grande Encontro, para juntos debatermos as questões envolvendo a economia regional, rumo ao desenvolvimento”, declarou.

“A região Amazônica não é problema, mas soluções e oportunidades para o desenvolvimento econômico do Brasil, com grandes conhecimentos técnico-científicos e rica biodiversidade”, afirmou ainda a vice-presidente do Corecon-AM, Michele Lins Aracaty e Silva, completando que nesse encontro haverá a oportunidade da dialética com profissionais com visões diferentes, que, em conjunto, trarão o que se está em marcha para desenvolver economicamente os estados amazônicos.

Nos três dias de Enam, com o apoio dos demais Conselhos de Economia da região, serão debatidos oito subtemas de grande importância para a Amazônia: desenvolvimento regional, sustentabilidade, agenda 2030, potencialidades regionais, cadeias produtivas, bioeconomia e biotecnologia, vulnerabilidades socioeconômicas regionais e pandemia de Covid-19.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.