
De janeiro a agosto de 2025, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) prestou atendimento a mais de 850 pessoas em situação de rua. As ações, coordenadas pela Gerência de Políticas para a População em Situação de Rua (GPPSR), buscam garantir a cidadania plena e articular políticas públicas voltadas para as necessidades desse grupo.
A GPPSR, que integra a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), trabalha em diversas frentes, incluindo a sensibilização de órgãos públicos e organizações da sociedade civil para assegurar um atendimento de qualidade e respeitoso.
Segundo Geovane Amorim, gerente da GPPSR, a Sejusc atua na garantia de direitos e na proteção social, prestando orientações e acionando órgãos competentes para realizar abordagens sociais.

“Nossas ações principais são voltadas para a saúde e cidadania, em parceria com instituições públicas e da sociedade civil. Entre os serviços oferecidos estão exames e testes rápidos, consultas médicas e odontológicas, emissão de segunda via de certidão de nascimento e casamento, e atualização de CPF”, destacou Amorim.
A Sejusc mantém uma parceria constante com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que trabalham diretamente com essa população. As organizações podem solicitar apoio da GPPSR por meio do protocolo da Sejusc ou pelo número (92) 98470-2941.
Novas iniciativas
O Governo do Amazonas planeja entregar ainda este ano a Casa de Passagem, um novo espaço de acolhimento para o público masculino em situação de rua na zona centro-sul de Manaus. A iniciativa faz parte do programa Amazonas Meu Lar e será administrada pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e pela própria Sejusc.










