Governo do Amazonas fortalece serviços voltados ao setor rural sustentável na 45ª Expoagro

A edição conta com a comercialização de produtos regionais, produção de biofertilizantes, acesso ao crédito rural, entre outras ações

Foto: Emerson Martins/Brenda Nicole/Sepror

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), disponibiliza serviços durante a 45ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), voltados ao fortalecimento do setor rural, como a produção de biofertilizantes, acesso ao crédito rural e a comercialização de produtos regionais. O evento ocorre até o próximo domingo (10/12).

A feira acontece no novo Parque Multiuso Dr. Eurípides Ferreira Lins, situado no quilômetro 02, da BR-174, rodovia que liga Manaus a Boa Vista.

O estande voltado à produção de biofertilizantes está disponível durante todo o evento, das 9h às 17h, para produtores rurais que desejam conhecer maneiras de como produzir um composto para desenvolver o alimento de forma orgânica.

O engenheiro agrônomo da Sepror, José Portugal, afirma que o biofertilizante é fácil de produzir e lucrativo aos produtores rurais, com a finalidade de não haver mais custos na compra de insumos para adubagem, podendo produzir na propriedade rural.

“Os produtores podem produzir os insumos com aquilo que eles têm na própria propriedade, reaproveitando os dejetos dos animais, como as galinhas, suínos, ovinos e entre outros. E nós consumidores também agradecemos, porque vamos consumir algo muito mais natural, produzido de forma orgânica, sem o uso de agrotóxico”, ressalta Portugal.

Foto: Emerson Martins/Brenda Nicole/Sepror

Os insumos foram produzidos por produtores rurais do ramal Boa Sorte, situado no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), e da comunidade do Puraquequara, localizado na zona rural da capital amazonense.

FEIRA DA ADS

Cerca de 30 produtores rurais comercializam seus produtos na feira da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), na 45ª Expoagro. A feira ocorre das 9h às 22h, comercializando farinha, melancia, laranja, melão, pitaia, hortaliças, além de produtos como o queijo e o mel, que possuem o Selo Arte, emitidos pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf).

De acordo com a feirante Maria da Conceição, que vende seus produtos na feira da ADS do Centro de Convivência do Idoso, vender seus alimentos na edição da Expoagro, é uma grande oportunidade para gerar mais renda para o seu negócio.

“Estou aqui comercializando minhas farinhas e tapiocas na Expoagro. Graças a Deus está dando tudo certo, agradeço a administração da feira, ao Sistema Sepror vem dando todo esse apoio”, ressalta a feirante.

Crédito rural

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) vem realizando serviços de elaboração de projetos voltados aos produtores que desejam obter o acesso ao crédito rural, com valores de até R$ 21 mil. Os recursos são disponibilizados pela Agência de Fomento do Amazonas (Afeam).

As ações para o acesso ao crédito ocorrem até o próximo domingo (10/12), das 10 às 18h30, no contêiner do Idam.

Foto: Emerson Martins/Brenda Nicole/Sepror

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.